Skip to content

Montemor-o-Novo requalifica 11 habitações municipais para reforçar resposta habitacional

O Município de Montemor-o-Novo concluiu a requalificação de 11 habitações municipais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, que passam agora a estar disponíveis para responder às necessidades habitacionais identificadas no concelho.

Do total de habitações requalificadas, 10 estão situadas num prédio da Rua D. Sancho, que foi alvo de uma intervenção de reabilitação. O edifício e a sua envolvente foram também valorizados através de uma intervenção artística da autoria de Samina, artista com raízes montemorenses, que introduziu uma nova dimensão visual e identitária naquele espaço.

A 11.ª habitação situa-se no Centro Histórico de Montemor-o-Novo, contribuindo para a reabilitação do património habitacional municipal e para a criação de novas respostas no âmbito da habitação.

A conclusão da intervenção foi assinalada numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, e dos vereadores Olímpio Galvão, Francisco Martins e Paula Martins.

Durante a sessão foi destacado o caráter transversal do processo, que envolveu diferentes Executivos Municipais. A elaboração da Estratégia Local de Habitação teve início durante o Executivo presidido por Hortênsia Menino, enquanto o lançamento deste projeto ocorreu no mandato liderado por Olímpio Galvão. A conclusão das obras acontece agora sob a presidência de Carlos Pinto de Sá.

O Município sublinha que a intervenção pretende contribuir para garantir habitação digna e acessível no concelho, enquadrando-se numa estratégia mais abrangente de resposta às necessidades habitacionais da população.

Entre as medidas previstas encontram-se a alteração da Estratégia Local de Habitação, com o objetivo de alargar o universo de beneficiários e reforçar a sua eficácia, bem como a requalificação de mais seis habitações municipais.

Está igualmente previsto o apoio à Casa do Povo de Lavre para a reabilitação de dois fogos e a cedência, em direito de superfície e a baixo custo, de nove lotes destinados a autoconstrução nas freguesias de Escoural, Lavre e Silveiras.

O Município prepara ainda novos loteamentos municipais em Montemor-o-Novo, Escoural, Lavre, Cortiçadas, São Geraldo e noutras freguesias, além da negociação de novos loteamentos com proprietários particulares e da atribuição de apoios diretos destinados à melhoria das condições de habitabilidade.

A autarquia considera que a requalificação das 11 habitações representa mais uma etapa da estratégia municipal para aumentar a oferta habitacional e promover melhores condições de acesso a uma habitação adequada no concelho.

Compartilhe este artigo: