Skip to content

Montemor-o-Novo recebe passagem da COP 31 Bike Ride a 2 e 3 de julho

Montemor-o-Novo vai ser uma das paragens da COP 31 Bike Ride, uma estafeta internacional de bicicleta que promove a mobilidade ativa e a ação climática, reunindo participantes de vários países num percurso simbólico entre continentes.

A iniciativa, nascida em 2024 de um grupo de ativistas europeus, surgiu como uma viagem coletiva até à COP29 e evoluiu para um movimento internacional que liga cidades e comunidades em torno da sustentabilidade. Em 2026, a edição da COP Bike Ride liga simbolicamente Belém do Pará, no Brasil — onde decorreu a COP30 — a Antália, na Turquia, cidade que acolherá a COP31.

No percurso por Portugal, a caravana faz escala em Montemor-o-Novo, envolvendo ciclistas, comunidade local e parceiros num momento dedicado à promoção de soluções de mobilidade sustentável.

Programa em Montemor-o-Novo

2 de julho de 2026

17h00 – Chegada da COP 31 Bike Ride à cidade

3 de julho de 2026

09h30 – Sessão na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

11h30 – Partida da caravana

Durante a passagem, o público terá também oportunidade de conhecer e experimentar soluções de mobilidade elétrica, incluindo bicicletas elétricas, numa iniciativa que pretende aproximar a comunidade de alternativas de transporte mais limpas e eficientes.

A passagem da COP 31 Bike Ride em Montemor-o-Novo reforça a mensagem de que a transição climática se constrói com escolhas quotidianas, onde cada deslocação pode contribuir para cidades mais sustentáveis e humanas.

Compartilhe este artigo: