Skip to content

Incêndio na Zona Industrial da ADUA em fase de vigilância e rescaldo em Montemor-o-Novo

O incêndio que deflagrou na Zona Industrial da ADUA, no concelho de Montemor-o-Novo, encontra-se atualmente em fase de vigilância, rescaldo e consolidação, segundo informação atualizada das autoridades.

De acordo com a mesma fonte, devido à elevada carga térmica e ao tipo de combustível dos materiais envolvidos, o processo de combustão apresenta uma grande complexidade e dificuldade de extinção. Por este motivo, prevê-se que os trabalhos – que continuam a ser assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo – se possam prolongar por mais alguns dias.

As autoridades sublinham que o acompanhamento da ocorrência está a ser feito de forma contínua, com prioridade à segurança de pessoas, bens e infraestruturas.

Verificam-se alterações na direção e intensidade do vento, o que tem provocado períodos de maior concentração de fumo em algumas zonas da cidade, com especial incidência na área industrial afetada. O fumo resultante da combustão de resíduos poderá conter substâncias tóxicas, motivo pelo qual foram emitidas recomendações à população.

Entre as medidas aconselhadas estão o encerramento de portas e janelas, a redução do uso de sistemas de ventilação que captem ar do exterior e a utilização de máscara de proteção (preferencialmente FFP2/KN95) em caso de necessidade de permanência no exterior.

O Município de Montemor-o-Novo refere que continua a acompanhar a evolução da situação em articulação com as entidades competentes, garantindo que novas atualizações serão divulgadas ao longo do dia de amanhã.

Compartilhe este artigo: