Skip to content

Coruche acelera modernização do comércio local com projeto digital financiado pelo PRR

A transformação digital do comércio tradicional já está em marcha em Coruche. Através do projeto Coruche Digital o Município de Coruche está a apostar na inovação tecnológica para reforçar a competitividade dos negócios locais, aproximar comerciantes e consumidores e criar uma vila mais conectada e preparada para os desafios do futuro. Integrada na iniciativa dos Bairros Comerciais Digitais e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a estratégia combina ferramentas digitais, apoio de proximidade e promoção do comércio de rua.

A vereadora da Câmara Municipal de Coruche, Susana Cruz explica que a candidatura aprovada para Coruche tem como principal objetivo “a transição digital do nosso comércio local”, incidindo sobretudo na zona central da vila. Entre as principais valências do projeto destaca-se a criação do marketplace digital, onde já é possível adquirir produtos e serviços dos comerciantes aderentes através da internet. “Estamos a desenvolver o Marketplace do Coruche Digital, onde é possível adquirir bens e serviços através do online. Já é possível fazer compras em Coruche no nosso comércio local”, sublinha a autarca.

O projeto contempla igualmente várias medidas de modernização tecnológica do espaço urbano. Segundo Susana Cruz, foram instaladas antenas Wi-Fi em toda a área abrangida pelo projeto, desde a Rua do Couço até à Rua Vasco da Gama, permitindo acesso gratuito à internet numa vasta zona do centro da vila.

Além da conectividade digital, o Coruche Digital integra também mupis interativos com múltiplas funcionalidades. “Para além de ser possível fazer compras nos próprios mupis, eles permitem consultar a agenda cultural, o diretório de empresas do concelho e informações sobre o que visitar e fazer em Coruche, numa perspetiva não só comercial, mas também turística”, refere.

A adesão ao projeto tem vindo a crescer de forma gradual, com especial destaque para o interesse demonstrado pelas gerações mais jovens. A vereadora destaca o trabalho de proximidade desenvolvido junto dos comerciantes, através de campanhas de sensibilização e acompanhamento técnico contínuo. “Os mais jovens começaram a aderir desde a primeira hora e temos mantido um contacto permanente com os nossos comerciantes. Existe um forte apoio da assessora do bairro digital, que ajuda na introdução dos produtos e na explicação de todo o funcionamento da plataforma”, afirma.

Reconhecendo que a transformação digital do comércio é um processo progressivo, Susana Cruz considera, ainda assim, que os resultados começam a ser visíveis. “É um processo longo, mas aos poucos vai tendo os seus resultados. Todos os dias surgem novos aderentes ao projeto e vamos continuar a trabalhar de forma persistente com os nossos comerciantes”, conclui.

Compartilhe este artigo: