
O XXVIII Carnaval Internacional de Elvas despediu-se hoje em grande estilo, com o último corso a atrair milhares de visitantes às ruas da cidade Património Mundial. Num desfile marcado por uma energia contagiante, a alegria, a cor e a música foram as grandes protagonistas, transformando o circuito do Viaduto até novamente a Praça 25 de abril, num palco gigante onde o movimento das coreografias e o brilho dos figurinos dos grupos locais não deixaram ninguém indiferente. Esta tarde com os oliventinos a animares ainda mais os festejos, com uma comparsa quer ficou ontem a meio da tabela no gigante Carnaval vizinho de Badajoz e um grupo ainda pequeno que evocou a liberdade e o 25 de abril português, reconhecendo também o sangue luso que lhe corre nas veias.

Para além da vertente festiva, a sátira política e social voltou a ser um dos pontos altos do evento, com carros alegóricos e mascarados a utilizarem o humor para comentar a atualidade nacional e internacional, em particular o grupo “Sou Filho Único” que satirizou no sábado, Mocinha e Rondão, no domingo José Eurico Malhado e hoje, Margarida Paiva (na foto de capa). Nem todos poderão ter gostado, mas Paiva revelou grande fair-play ao juntar-se ao grupo para a foto do dia.
Este equilíbrio entre a tradição dos grupos do concelho, os espanhóis de Badajoz e Olivença e os campomaiorenses (que desfilaram domingo), e o espírito crítico carnavalesco reafirmou Elvas como um dos destinos de Carnaval mais importantes da região Alentejo. Temos de longe o maior Carnaval do Alentejo, a merecer que a Região de Turismo olhe com outros olhos para o evento.
A organização, a cargo da Câmara Municipal, faz um balanço extremamente positivo de uma edição que, durante vários dias (de quinta passada até hoje, terça-feira), uniu miúdos e graúdos numa celebração de liberdade e criatividade que só voltará a ganhar vida no próximo ano. Com uma certeza os elvenses gostam do seu Carnaval e o futuro está garantido, há dezenas de jovens, alguns de tenra idade, nos grupos que desfilaram. Até 2027!







































































































































