
O projeto “Idosos em Movimento” é uma parceria de três freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras com o Hospital São João Deus.
Joana Gingão, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo, referiu á RNA que este é um projeto “que já vem desde 2013 e que nós decidimos manter porque os nossos idosos cada vez estão mais isolados, principalmente nas localidades mais rurais, desde o Reguengo, Silveiras, São Geraldo, Fazendas do Cortiço, e em que há a necessidade de darmos um acompanhamento a estas pessoas. Muitas das vezes estão sozinhos, os filhos estão a trabalhar ou residem em outras localidades, e é uma forma das pessoas saírem de casa, de terem contato com outras pessoas, não só através do movimento e darem uma qualidade de vida melhor, sentirem-se mais ativos, mas acima de tudo um convívio. Acho que a parte mais importante destes idosos em movimento é as pessoas não se sentirem sozinhas e isoladas. Com a Covid principalmente agravou-se a situação de isolamento principalmente dos mais idosos e com este programa tentamos reverter essa situação de isolamento que se agravou nessa altura. Por outro lado, com as sessões de fisioterapia eles também ganham mais mobilidade e, por essa via, uma melhor qualidade de vida”.
“Quem tiver interessado pode contactar as Juntas de Freguesia. Em São Geraldo pode-se deslocar também ao Girassol, que eles também contribuem com esta atividade. Fazendas do Cortiço, na ARPI, também têm o contacto. Na ARPI, aqui em Montemor, também se fazem sessões, também em Silveiras, e aí devem deslocar-se à Junta de Freguesia para obterem mais uma resposta”, concluiu.














