
O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo vai ter lugar uma Ceia de Natal com dormida, dia 17 de dezembro. A intenção é celebrar a vida, promover a integração e amizade entre jovens, bem como estimular a partilha de experiências e histórias. Entre os objetivos desta noite, destacam-se o acolhimento de jovens de outras nacionalidades e a vivência dos valores associados ao espírito de Natal, como a solidariedade, gratidão e o amor.
Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, adiantou á RNA, que “a Ceia de Natal surgiu do trabalho em parceria com o Projeto Monte Dentro – Programa Escolhas, na tentativa de dar alguma identidade tradicional do nosso Natal, sobretudo para as crianças e os jovens que vêm de outros países. A intenção era dar-lhes um cheirinho do que é a nossa tradição no Natal, não só na comida, como em todas as atividades que se promovem. Depois, então, juntamos o prazer de serem os próprios jovens a preparar o espaço, a decorá-lo, a colocar a mesa, saber como colocar uma mesa, para uma atividade tão nobre como o estar em família, digamos assim, e na partilha também do presente”.
“Muitos dos jovens trazem comida que seja tradicional dos seus locais de proveniência, ou alguma comida que a sua família faça nesta altura, e que partilhem com todos. Nós, no Centro Juvenil, temos um cardápio base, que é o tradicional bacalhau e o peru ou o frango, acompanhado de uma canjinha”, acrescentou.
Para participarem “os jovens o que podem fazer é dirigem-se ao Centro Juvenil, inscrevem-se, podem só vir ao jantar ou podem também pernoitar. Durante a noite, a intenção é até à hora de dormir, termos um pequeno momento de talentos, onde os jovens se inscrevem e onde apresentam aquilo que eles acham que sabem fazer melhor do que todos os outros. Temos um momento da troca de presentes, temos um momento da afetividade, de partilha de emoções e depois terminamos com o chocolate quente antes de dormir”, concluiu.















