Skip to content

Grupo União Sport empata 3-3 com Vendas Novas em jogo de enormes emoções

Este domingo, 30 de novembro, houve uma tarde de derbys distritais e concelhios, onde não faltou emoção. Na 8ª jornada da Liga Elite o Grupo União Spot (GUS) empatou 3-3 com Estrela de Vendas Novas e o Cabrela também empatou em casa, mas 1-1, com o Escouralense. Já na 7ª jornada do Grupo B da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço ganhou no seu reduto ao Cortiçadas de Lavre, por 4-1, enquanto que o Valenças empatou 1-1 na receção no D. Manuel I ao Foros de Vale de Figueira.
Quanto ao clássico entre GUS e Estrela FC, que a RNA acompanhou com relato, este foi um jogo com muito público e com a claque alvinegra reforçada e a dar um grande ambiente no 1º de Maio. A primeira grande oportunidade foi da equipa da casa, fruto de um erro do guarda-redes do Estrela FC, Tiago Ribeiro, que fez um autêntico passe, com Néné de bicicleta a tentar o golo, mas um defesa do Estrela a enviou para canto. Aos 24 minutos, surge uma grande oportunidade do Estrela, com cruzamento de trivela de Hélio Vaz, mas Tiago Gamito fez um corte monumental. O clássico estava um pouco amarrado quando, aos 30 minutos, o União chega à vantagem, com João Bugio a aproveitar um mau corte, após cruzamento de Catalão, para rematar para o golo inaugural. Pouco depois esteve à vista o 2-0, numa fase em que o União carregava, enquanto o Estrela abanava e mostrava intranquilidade. O Estrela teve nova chance, de bola parada, com Aldemar quase a marcar, perante a desatenção dos defensores do União. Ao intervalo, o União vencia por 1-0, numa primeira parte de emoções fortes, com muitas quezílias e pouco espetáculo, num jogo com poucas oportunidades.
A 2ª parte iniciou com uma alteração de relevo no Vendas Novas, a apostar no ataque, com Pedro Felizardo a ser rendido por João Diogo. O Estrela chegou cedo ao empate nos segundos 45 minutos, de bola parada, através de livre, com um golaço de Sousa, que rematou uma bomba para o sítio onde dorme a coruja, aos 47 minutos, sem hipóteses para o guardião alvinegro. O Estrela balanceava-se no ataque, enquanto o União estava adormecido e não conseguia aproveitar. Depois do Estrela já ter enviado uma bola à trave, por João Diogo, que reclamou que foi golo, o União chegou novamente à vantagem, aos 60 minutos, com Bernardo Alcácer a cabecear para a área e Pedro Seabra a rematar para o 2-1. Já dentro dos últimos 15 minutos da partida, João Bugio teve um mau alívio, fazendo uma entrada fora de tempo, sendo assinalada grande penalidade a favor da equipa visitante. O capitão João Carrasco assumiu e transformou em golo a soberana oportunidade, restabelecendo a igualdade. Aos 75 minutos, o União efetua a primeira substituição com Luís Madeira a entrar para o lugar de João Bugio e, no Estrela, Aldemar e Hélio Vaz a serem rendidos por Diogo Guilherme e Dimuca. Aos 83 minutos, é assinalada nova grande penalidade para o Estrela, com Néné a fazer falta sobre Carrasco. Desta feita foi João Diogo a ser chamado a marcar e não tremeu, concretizando a grande penalidade e a cambalhota no marcador. A perder em casa, o União tentou ir em busca do prejuízo, fazendo entrar Cardinhos, Maia e Fitas. Em cima do minuto 90, o árbitro volta a apontar para a marca de grande penalidade, pois o central do Estrela, Pedro Tavares, colocou a mão na bola. Pedro Seabra assumiu e restabeleceu o empate, bisando na partida. Aos 93 minutos André Arraiolos ainda foi a jogo, saindo Tiago Gamito. A partida terminou com o Estrela quase a marcar, quando o árbitro finaliza a partida, sem deixar a jogada ser concluída. Das três equipas em campo, a de arbitragem foi a mais fraca, com um árbitro que não esteve à altura do jogo.
Tratou-se, em suma, de um verdadeiro derby, com uma 2ª parte ao rubro, de enormes emoções e reviravoltas no marcador, ficando para a história o empate 3-3 e o União a averbar 3 resultados negativos consecutivos. Para quem quer ser campeão, o União tem de fazer muito mais e melhor.

Liga Elite> 8ª jornada > 30/11> 15h00
Sp. Viana Alentejo 2-1 Arcoense
Lusitano Évora B 5-2 At. Reguengos
GD Cabrela 1-1 Escouralense
Redondense 0-2 GD Portel (Debi)
Grupo União Sport 3-3 Estrela FC
Monte Trigo 3-2 Juventude Évora B

Liga AFE Grupo B > 7ª jornada > 30/11 > 15h00
GD Tourega 0-1 Aguiar
Santana do Campo 1-1 Arraiolense
Alcaçovense 3-2 GDS Pedrense
Fazendas do Cortiço 4-1 Cortiçadense
Valenças 1-1 Foros Vale Figueira

Liga AFE Grupo A > 8ª jornada > 29 e 30/11 > 15h00
AD Vera Cruz 0-6 São Manços (29/11)
CF Estremoz 6-0 O Calipolense (29/11)
Oriolenses 1-4 Canaviais
Borbense 2-1 SB Outeiro
Bencatelense 2-1 Corval
Descansa: At. Reguengos B

Compartilhe este artigo: