Skip to content

Município de Montemor-o-Novo assinala o Mês do Cidadão Idoso

Em outubro, o Município de Montemor-o-Novo assinala o Mês do Cidadão Idoso. Trata-se de um mês composto por momentos culturais, de animação, desportivos e recreativos destinados à comunidade idosa do concelho.

Entre os objetivos deste mês, destaca-se o incentivo do envelhecimento ativo, a sensibilização da comunidade para a valorização dos cidadãos idosos e a promoção do convívio intergeracional.

Sílvia Santos, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA, que “celebrar o mês do cidadão idoso é homenagear e reconhecer a sua sabedoria, a sua história e o seu lugar essencial na sociedade. As atividades que iremos desenvolver procuram combater o isolamento, promover o convívio e lembrar que envelhecer com dignidade é um direito de todos. Mais do que uma celebração, é um compromisso com o respeito, com a inclusão e o carinho, porque aí já percorreu um longo caminho e continua a ter tanto para nos ensinar”.

“Ao longo do ano, serão desenvolvidas uma série de iniciativas, também elas promovidas pelos parceiros da rede social. Teremos torneios de boccia, organizados pela Casa João Cidade, ateliers de tecelagem dinamizados pela Associação 29 de Abril, apresentações do Grupo Coral da CERCIMOR, iniciativa à volta da mesa, sabores com memória, a ser desenvolvida pelo Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre, o jogo do 31, numa organização do Abrigo dos Velhos Trabalhadores, a atividade Três Porquinhos, pensada pela Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural. A iniciativa Caminho de uma Nuvem, dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo. A Associação Terras Dentro desenvolverá ateliers de jogos tradicionais, poesia popular, conversa à volta da mesa, oficina do canto, estampada em tecido. Teremos também uma oficina de culinária dinamizada pela nutricionista da Câmara Municipal. O projeto Patas e Abraços continuará e consiste na visita de animais do CROAC em instituições do nosso concelho, uma atividade de terapia assistida dinamizada pela Veterinária Municipal da Câmara Municipal, também teremos uma atividade aquática dinamizada pelo serviço de desporto da Câmara Municipal, portanto, teremos muitas atividades a acontecer e isto também só é possível e por isso permitam-me aqui fazer o agradecimento aos parceiros da rede social. A colaboração e a disponibilidade que têm revelado é uma mais-valia e é efetivamente reconfortante ver uma rede social como a nossa cada vez mais dinâmica, ativa e colaborativa”, rematou a vereadora.

Compartilhe este artigo: