Skip to content

Mandatário autárquico do Chega detido em flagrante por suspeita de ser incendiário em Montemor-o-Novo

Na madrugada desta quinta-feira, Marco Silva, de 40 anos, mandatário da candidatura autárquica do CHEGA em Vendas Novas, liderada por Jorge Alcobia Pereira, foi detido pela GNR por tentativa de incêndio. A ação decorreu no âmbito de uma operação especial montada pelas autoridades, após vários focos de fogo terem sido registados desde domingo numa estrada próxima da localidade.

A GNR, que já se encontrava no terreno para identificar os responsáveis, surpreendeu o suspeito perto da meia-noite, quando este se preparava para atear novo foco de incêndio. No momento da abordagem, Marco Silva tinha consigo um isqueiro, jornais e álcool, elementos que indiciam a intenção de provocar fogo.

O Correio da Manhã informa que o detido “oficialmente, ainda é o mandatário, porque legalmente não é fácil estar a substitui-lo”, após a entrega das listas em tribunal, afirmou o candidato. Contudo, Marco Silva “já não está a exercer o cargo” de mandatário porque “quis sair há algum tempo”, justificou, acrescentando: “Não pertencia às listas e nem temos já contacto nenhum com ele”.

Nas ultimas autárquicas de 2021, o detido foi o cabeça de lista do Chega à Câmara de Vendas Novas, sem ser eleito, e também já foi coordenador da concelhia deste partido.

Hoje a GNR de Évora enviou comunicado informando da detenção de “um homem de 43 anos pelo crime de incêndio florestal, no concelho de Montemor-o-Novo. Na sequência do alerta de vários focos de incêndio, durante a noite em dias anteriores, próximos da localidade de Cortiçadas de Lavre, os elementos do SEPNA desenvolveram diversas diligências policiais, no sentido de apurar a origem de tais focos de incêndio. No seguimento das diligências policiais foi possível identificar e deter o suspeito em flagrante delito, por atear fogo através de chama direta, com recurso a um isqueiro.Na sequência da ação foi ainda apreendido o seguinte material, que servia para deflagração das ignições:

  • Um isqueiro;
  • Um frasco de álcool etílico;
  • Diversos jornais antigos.

O suspeito foi detido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

A ação policial contou com o reforço do Posto Territorial de Vendas Novas e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo”.

Compartilhe este artigo: