Skip to content

Câmara Municipal de Montemor-o-Novo promove de 3 a 8 de setembro mais uma edição da Feira da Luz/Expomor

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo promove de 3 a 8 de setembro mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, a ter lugar no Parque de Exposições Municipal.

A Feira da Luz/Expomor é o local onde se unem gerações, ligando amizades e paixões, conversas e reuniões, familiares e amigos. Este evento, que ano após ano tem vindo a crescer, é atualmente considerado uma das feiras regionais de referência do Alentejo.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu em declarações à RNA que “vamos ter uma grande Feira da Luz/Expomor 2025. É sempre um momento de reencontro de amigos, um momento de celebrar Montemor-o-Novo, a sua economia, a sua cultura, a sua forma de estar. Vão ser seis dias de grande animação e de boa disposição e acredito que os montemorenses vão ser felizes durante estes seis dias”.

“O cartaz, que já é conhecido, traz grandes artistas nacionais, grandes artistas do agrado do público, de diversos gostos. Vamos ter o Dino D’Santiago a abrir a feira no dia 3 de setembro, depois vamos ter o Fernando Daniel na quinta-feira, a Bárbara Tinoco na sexta, uma festa da M80 no sábado, é sempre uma década de grandes músicas, vai ser uma festa rija, uma festa entre as 10 horas da noite e a 1.00 hora da manhã para quem quiser dançar e celebrar os anos 80. No domingo temos o Luís Trigacheiro, que será antecedido por um projeto novo, também com artistas de Montemor-o-Novo e Vendas Novas, um projeto chamado “Mistério Público”, uma banda que vai fazer a primeira parte do Luís Trigacheiro. E na segunda-feira iremos ter Pedro Abrunhosa e Comité Caviar a celebrar os 40 anos do seu famoso disco Viagens. Um disco histórico para a música portuguesa. Por isso o palco principal, é sempre um grande chamariz para trazer muita gente de fora, é uma aposta forte do município”, acrescentou.

“Acho que conseguimos abranger aqui faixas etárias desde os jovens até os mais conservadores e séniores. Trazer aqui o Luís Trigacheiro, trazer a música alentejana, música que nos diz muito ao nosso coração e com certeza irá levar muita gente à Feira da Luz. Depois, no palco secundário, temos algumas bandas, alguns tributos e algumas bandas também com músicas originais. Temos o tributo a Bruno Mars, que se chama Super Mars, na quarta-feira. Temos o Show Brasil na quinta, a celebrar a música popular brasileira. Na sexta-feira temos The Peakles, uma banda de tributo a The Beatles. No sábado, para continuar a música da festa da M80, temos os Doubleman, a passarem a música no palco das tasquinhas. Temos, no domingo, o Cais Sodré Funk Connection. E depois de segunda-feira, para terminar, não teremos palco das tasquinhas mas teremos o fogo de artifício. Este ano será um fogo de artifício diferente”, sublinhou o autarca montemrense.

“A novidade que temos este ano será que a exposição do município não será uma exposição, será um espaço interativo. Será um espaço dedicado, quanto a mim, ao melhor do mundo, que são as crianças. Será a brinca-feira. Fizemos um desafio à oficina da criança para aumentar a brinca-feira e transportá-la para o pavilhão de exposições. Todas as famílias vão ser convidadas a entrar e toda a gente vai sentir vontade de brincar, de jogar, de criar. Brinca, joga, cria, vai ser esse o estímulo deste ano, porque em anos anteriores existiam exposições políticas, essencialmente, de valorização política. Nós tentámos, como tem sido o meu apanágio, tentámos trazer coisas que mostrassem o nosso património, a valorização do nosso território. Assim foi e trouxemos no primeiro ano o Projeto Semeia, a mostrar que somos bons produtores agrícolas, com técnicas de inovação e de respeito pela natureza. Trouxemos já também a exposição de Aguarelas, uma exposição artística lindíssima, de outros olhos a verem Montemor-o-Novo, como é que artistas plásticos, artistas da Aguarela, viam Montemor-o-Novo, os encantos que Montemor-o-Novo tem. No ano passado trouxemos a riqueza do montado, da beleza natural, potencial também económico, da qualidade que existe nas nossas pastagens, dos nossos sobreiros, da nossa azinheira. Enfim, toda esta riqueza que temos aqui no nosso território. E este ano trazemos o melhor do mundo, que são as crianças”, reforçou

Por fim, o autarca montemorense falou ainda sobre a tauromaquia montemorense, referindo que “este ano corríamos o risco de não termos corrida de toiros da Feira da Luz. A inspeção geral das atividades culturais veio exigir um conjunto de obras na Praça de Touros, para que se pudesse realizar o espetáculo. Felizmente, houve boa vontade de um empresário, o José charraz, que está a investir na praça e irá explorá-la durante os próximos oito anos. E posso dizer-lhe também que o município irá apoiar, na medida do possível, porque nós apoiamos a cultura e, apoiando a cultura, temos que apoiar a cultura tauromáquica, pelo menos, é intenção deste executivo, enquanto aqui estiver, apoiar a cultura tauromáquica, apoiar os forcados de Montemor, que são grandes embaixadores da nossa cidade, e então iremos ter mais do que uma corrida na Feira da Luz, iremos ter uma corrida na quinta-feira à noite, iremos ter a corrida de toiros da Feira da Luz no domingo à tarde, e iremos ter também uma novilhada na segunda-feira às sete da tarde”.

Compartilhe este artigo: