
Recentemente o município de Arraiolos passou a integrar o programa de monitorização e certificação Responsible Trails, do qual é promotor a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Os percursos da Rede passarão assim a ser monitorizados e aprimorados em toda a sua extensão.
Este projeto de Percursos pedestres do município de Arraiolos encontra-se em fase de ampliação, que permitirá e diversificar da Rede de percursos pedestres, e contribuir para a qualificação da oferta turística do concelho. A Rede de Percursos Pedestres irá ganhar 3 novos percursos homologados o PR5 AR – Rota das Capelas, o PR6 ARL – Rota Entre o Divor e o Romano e o PR7 ARL – Caminhos de Santa Clara.
Estes novos percursos instalados em Vimieiro, PR5 ARL, e Sabugueiro, PR7 ARL, tem um perfil circular sendo o ponto de partida no centro de cada uma das localidades e percorrem os trilhos e caminhos rurais junto às aldeias. O PR6 ARL tem inicio em Santana do Campo, junto à igreja, antigo templo romano dos Sec. I/II d.c., e caminha ao longo da ribeira do Divôr até à antiga estação de Vale de Paio. A rede de percursos pedestres conta agora com em extensão de 60 kms.
Foram realizados trabalhos significativos na manutenção de sinalética, reforço da sinalética e requalificação dos painéis de início do PR1 ARL – Entre Pontos e Colinas.
Toda a informação sobre a Rede de Percursos Pedestres pode ser consultada em www.visitarraiolos.pt .