
Decorreu esta manhã na FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, em São Teotónio, o 14º Concurso Regional de Mel.
Fernando Duarte, presidente da direção da Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em declarações à RNA, referiu que “o mel que está a concurso parece-me bom. Falando com os meus colegas apicultores, a qualidade deste ano é acima da média. Este ano foi muito bom para as abelhas, houve um ano com muita chuva, mas, em termos de mel, ficou aquém das nossas expectativas, embora não nos possamos queixar muito em relação à produção. Portanto, foi uma produção um pouco ligeiramente acima da média, com uma qualidade excepcional. O principal objetivo do concurso é melhorar a qualidade do mel e incentivar as pessoas a produzirem melhor”.
A concurso estiveram 14 produtores. “Em primeiro lugar ficou Paulo Rosa, que é desta freguesia, de São Teotónio, da Baiona, em segundo lugar ficou Fernando Guerreiro, que é de Odemira, em terceiro lugar ficou Fernando Gomes, que é mesmo aqui de São Teotónio. Portanto, este ano os prémios ficaram todos na casa. Foi tudo mel de rosmaninho da região de São Teotónio , Odemira, perto do rio Mira. Os prémios são 75 euros para o primeiro classificado, 50 euros para o segundo e 25 euros para o terceiro”, rematou.










































