Skip to content

“Património com Som” no Paço dos Henriques em Alcáçovas

O Município de Viana do Alentejo inaugura no próximo dia 18 de julho, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 18h00, a exposição “Alcáçovas: Património com Som”, no âmbito dos 10 anos da classificação do fabrico de chocalhos como Património da Humanidade.

A exposição, patente no piso superior, retrata os mestres chocalheiros e fundidores campanis de Alcáçovas, passado e presente, apresentando a sua biografia, peças e ferramentas de trabalho.

Recorde-se que em 2015, o fabrico de chocalhos foi classificado como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco, numa candidatura de âmbito nacional, coordenada pelo antropólogo Paulo Lima e liderada pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

A classificação do fabrico de chocalhos ajudou a valorizar este património único e a salvaguardar esta arte tão singular, contribuindo para o desenvolvimento local e para a dinamização turística da região. Esta arte constitui uma marca identitária não apenas de Alcáçovas, mas da região.

A exposição vai estar patente ao público até dia 28 de junho de 2026, de acordo com o horário de funcionamento do Paço dos Henriques.

Compartilhe este artigo: