Skip to content

Grupo União Sport perde mas coloca em sentido o líder Juventude


Neste domingo, 9 de fevereiro, na 11ª jornada da Liga Elite, no derby distrital, o líder Juventude de Évora venceu por 3-2 o Grupo União Sport (GUS), num resultado amargo para a formação unionista, que vendeu cara a derrota, e merecia o empate, que seria o resultado mais justo.
Já na 14ª jornada da Liga AFE, o derby concelhio entre Escouralense e Foros de Vale de Figueira, terminou com a vitória da equipa da casa por 3-1, com cambalhota no marcador. Em relação às outras equipas do concelho de Montemor-o-Novo, o Valenças foi perder por 1-0 no terreno do Alcaçovense, o Cabrela goleou por 7-1 o Santana do Campo, o Cortiçadas de Lavre averbou derrota caseira por 0-2 com o Tourega e o Fazendas do Cortiço descansou nesta jornada.
Sobre o derby no Sanches de Miranda, entre Juventude e GUS, que a RNA acompanhou com relato, a partida iniciou com o Juventude a carregar, tendo logo uma primeira grande oportunidade nos primeiros instantes do encontro, após erro defensivo do União, com André Farinha a desperdiçar. Aos 13 minutos, quando o jogo estava mais equilibrado, a formação forasteira chegou à vantagem, também na sequência de uma falha defensiva, neste caso do Juventude, com Gonçalo Catalão a bater forte e colocado, com a bola ainda a bater no poste e a entrar para o golo inaugural da partida. Um minuto depois, a passe de Catalão, Fábio Capela teve o 0-2 para o União nos pés, mas não foi feliz. O Juventude tremia com o golo alvinegro. Aos 30 minutos, Patchú entrou na área do União e, quando se preparava para rematar, é derrubado por Debi, sendo assinalada grande penalidade favorável ao Juventude. Na conversão, Thalison aproveitou para acrescentar mais um golo às contas do melhor marcador do campeonato, empatando a partida, um resultado que se ajustava perante aquilo que se tinha passado no jogo até aquele momento. O Juventude iria dar a cambalhota no marcador, aos 43 minutos, com Jardel a cruzar para a grande área, para o mortífero Thalison, com subtileza, rematar para o 2-1. A 1ª parte terminaria com o Juventude a vencer por 2-1, um resultado demasiado pesado para o União, nuns primeiros 45 minutos intensos e divididos, em que Thalison sobressaiu ao ser 100% eficaz, com duas oportunidades a faturar dois golos.
No reatar da partida, não houve alterações em ambos os conjuntos. O Juventude entrou novamente pressionante, tendo logo uma boa chance para ampliar o resultado, mas Thalison rematou ao lado. O União respondeu com uma grande oportunidade para chegar à igualdade, numa jogada onde os alvinegros sufocaram o Juventude, com vários remates a tentarem o empate. Aos 63 minutos, o União efetuou tripla alteração com Luís Madeira, Manuel Fernandes e Nene, a renderam Roberto Carlos, Fábio Capela e Ricardo Bernardo. O Juventude, pouco depois, fez dupla substituição, entrando Opara e Rodrigo Elias para os lugares de Afonso Batista e Patchú. A formação eborense estava a carregar em busca do terceiro golo, com o União a ter dificuldades nesta fase do jogo. O Juventude iria chegar ao 3-1, aos 77 minutos, com Thalison a corresponder de cabeça a um cruzamento, concretizando um hat-trick no jogo. Logo de seguida o União arriscou tudo, com João Diogo, o herói do jogo com o Portel a entrar no GUS, rendendo Miguel Mangerico. Poucos minutos depois, Diogo Cardinhos e Guilherme Francisco entraram para os lugares de Francisco Lima e Debi. Aos 85 minutos, João Tomaz, que foi o melhor do União, foi lá acima cabecear para o 3-2, dando esperança aos montemorenses. Este golo incentivou a equipa alvinegra, com o União a carregar e a acreditar, à entrada dos 8 minutos de compensação, com o Juventude a recuar. Na compensação seria assinalada grande penalidade para o União, a castigar mão na bola, no entanto, João Diogo na marcação permitiu a defesa de Ruan, desperdiçando a ocasião soberana. O União não baixou os braços até ao final, e encostou o líder, com Ruan a fazer nova grande defesa. Os azuis e brancos tremiam que nem varas verdes, quando a bola raspou o poste de Ruan. O desafio terminou com o União a perder, mas a dar uma enorme réplica, faltando a sorte que teve na jornada passada.

RESULTADOS :

LIGA ELITE –11ª jornada – 09/02/2025
Gd Portel 0-1 Redondense Fc
Sc Arcoense 2-0 Atlético Sc
Juventude Sc 3-2 Grupo União Sport
Sc Viana Alentejo 2-2 Lusitano Cd Arraiolense
Lusitano de Évora Clube “B” 3-2 Gd Monte Trigo

LIGA AFE – 14ª jornada – 8 e 9/02/2025
GRUPO A
Cf Estremoz 3-0 Calipolense Cd Vila Viçosa (8/02)
Sc Borbense 3-0 Ad Vera Cruz
Gd S. Manços 2-3 Cc Corval
Gdr Canaviais 5-1 Sc Bencatelense
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 3-2 Aguiar
Descansa: Gdc Oriolenses

GRUPO B
Casa Povo Cabrela 7-1 Fc Santana Campo
ScAlcaçovense 1-0 Valenças Sport Club
Ccrd Cortiçadas de Lavre 0-2 Gdc Tourega
Gd S. Pedrense 1-0 Estrela Fc “B”
Grupo Estrela Escouralense 3-1 Foros Vale Figueira Fc
Descansa: Gcd Fazendas Cortiço

Compartilhe este artigo: