Os Cardiologistas da ULS do Alentejo Central realizaram com sucesso, no dia 9 de Janeiro de 2025, os primeiros procedimentos de implantação de sistema de pacing com eletrocateter na área do ramo esquerdo do feixe de His. Este procedimento inovador nos tratamentos cardiovasculares é um avanço significativo na eletrofisiologia cardíaca, proporcionando uma alternativa eficaz para doentes com disfunção na condução elétrica do coração.
Pedro Dionísio, Cardiologista da ULSAC, explica que “foram colocados três Pacemakers na Área do Ramo Esquerdo do feixe de His a doentes ainda relativamente jovens com Bloqueio Auriculo Ventrícular Completo. Os três doentes tiveram alta no dia seguinte, bem, ficando com muito menos hipótese de desenvolver uma entidade nefasta e já muito bem caracterizada: a “Miocardiopatia induzida por Pacing”.”
A intervenção foi conduzida por uma equipa multidisciplinar que envolveu Médicos Cardiologistas, Técnicos, Enfermeiros e Assistentes operacionais. Contou com o apoio do Dr. Francisco Moscoso Costa, (Cardiologista do Hospital de Santa Cruz e do Hospital da Luz) que colaborou também previamente na formação de toda a equipa. O pacing no ramo esquerdo tem demonstrado benefícios clínicos importantes, incluindo uma resposta mais fisiológica da estimulação cardíaca e uma melhor qualidade de vida para os doentes.
A ULSAC reforça, assim, a inovação e a excelência nos cuidados de saúde na área da cardiologia.