Júlio Resende, Israel Galván e a Bienal Internacional de Marionetas são alguns destaques da vasta e diversificada programação definida para o próximo ano no Teatro Garcia de Resende (TGR). A programação inclui espetáculos de teatro, música, dança e circo contemporâneo, havendo também lugar à apresentação das propostas artísticas de criação da companhia, com Shakespeare em evidência.
O calendário de espetáculos foi concebido pelo Cendrev – Teatro Garcia de Resende, e pela Câmara Municipal, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), e tem o objetivo de fidelizar e atrair novos públicos. Durante a apresentação da programação, Carlos Pinto de Sá, lembrou a importância de que o TGR tenha “uma programação regular de grande qualidade, continuando a atrair público no caminho para a Capital Europeia da Cultura, em 2027”, e reforçou a ideia de que a Cultura “é um bem fundamental para o exercício da cidadania.”
O próximo ano é o último para o qual está garantido o financiamento de 400 mil euros anuais, atribuídos pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) e pela Câmara Municipal, cada qual contribuindo com 200 mil euros. Para Carlos Pinto de Sá e José Russo, é fundamental que estas verbas continuem a ser atribuídas nos próximos anos, por forma a assegurar a qualidade, a dinâmica e o desenvolvimento da programação do Garcia de Resende.
Para celebrar meio século da companhia residente no TGR, estão em preparação algumas surpresas para assinalar a efeméride.
Para conhecer toda a programação do Teatro Garcia de Resende para 2025, aceda a cendrev.pt.