O serviço de análises clínicas no Centro de Saúde de Vendas Novas, está novamente disponível, resolvendo um problema que afetava a população desde a pandemia.
Este é um importante passo fruto da colaboração entre a Câmara Municipal, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central e o Centro de Saúde.
Susana Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, em declarações à RNA, referiu que “este foi um serviço que nós sempre considerámos muito importante e, claro, na altura de Covid-19 ele extinguiu-se e cessou em todos os centros de saúde locais, mas penso que era uma mais-valia. E, realmente, desde que foi possível e teve essa possibilidade de retomar, que nós, enquanto Executivo Municipal, tentámos sempre fazer algum esforço para que este serviço retomasse. Houve, realmente, também uma moção aqui ao nível da nossa Câmara para que isto acontecesse e também uma reunião com o ULS para que avançasse o mais rápido possível. O que percebemos é que houve uma cooperação entre o Serviço de Atendimento Permanente, que disponibilizou enfermeiros para poderem fazer este serviço de recolha de sangue aqui em Vendas Novas e voltar a ter o serviço no concelho”.
“Aguardamos aqui o concurso de um técnico de análises clínicas, que depois poderá vir, possivelmente, mais tempo, mas até lá este serviço será assegurado pelos enfermeiros do serviço de atendimento permanente, o que é uma mais-valia e claro que reconhecemos este esforço dentro das partes para colocar o serviço a funcionar aqui em Vendas Novas”, acrescentou.
“Quando soubemos, formalmente, passámos essa notícia à população, e realmente, claro, que toda a gente ficou muito agradada de ser possível voltar a fazer análise no local, porque a deslocação a Évora são mais de 50 quilómetros, para ir fazer análise, acaba por ser um desgaste de tempo, de dinheiro, inclusivamente da saúde, de quem já está debilitado, que tem que se deslocar para ir fazer análise de rotina, acaba por ser um transtorno muito grande, mesmo em termos de organização familiar. Por isso, este serviço aqui é uma mais-valia, de salientar que ele está a funcionar às 2ª, 4ª e 6ª, entre as 8.00 horas e as 11.00 horas, e está disponível para credenciais do médico de família, do Hospital de Évora e também das urgências, tem de ser com credenciais do Sistema Nacional de Saúde”, rematou.