Amanhã, terça-feira, dia 10 de dezembro, pelas 18.30 horas, o Centro Dramático de Évora (CENDREV) e Câmara Municipal de Évora irão apresentar a Programação para o Teatro Garcia de Resende para o ano de 2025, ano em que a companhia, nascida no rescaldo de Abril, cumpre 50 anos de atividade.
O CENDREV, fez chegar à redação da RNA, uma nota de imprensa que dá conta que graças ao apoio conjunto da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses/Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Évora, o CENDREV encontra-se a gerir a programação do Teatro Garcia de Resende (equipamento credenciado pela mencionada RTCP), que foi cuidadosamente desenhada para celebrar não apenas o trabalho artístico, mas também os valores fundamentais de liberdade que têm marcado a estrutura desde a sua origem, focando-se de igual forma na descentralização teatral, um movimento que procura aproximar a arte dos públicos, promovendo o acesso e fruição cultural em diversas localidades e contextos.
O CENDREV credita que o teatro deve ser um espaço inclusivo e plural, onde diferentes vozes e narrativas podem ser escutadas e apreciadas, e que a arte tem o poder de provocar reflexão e diálogo. É esse o legado que a companhia se propõe continuar a construir no próximo ano, com espetáculos que refletem a diversidade de experiências e a riqueza das histórias coletivas.
Será uma programação repleta de espetáculos de teatro, música, dança e circo. Também não irá faltar a apresentação das propostas artísticas de criação da Companhia, A Bienal Internacional de Marionetas, o Encontro de Teatro Ibérico, assim como outros projetos criativos que estão a ser planeados, e outras surpresas.
A sessão é aberta ao público em geral e o local escolhido é naturalmente, o Teatro Garcia de Resende.