Foram assinados no passado dia 18 de janeiro de 2024, no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, dois protocolos entre o Município de Montemor-o-Novo, representado pelo Presidente Olímpio Galvão, e a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, representada pelo seu Presidente José Geraldo.
Estes dois protocolos vão permitir intervenções consideradas essenciais para a vivência da Vila de Santiago do Escoural. Assim, foi outorgado o contrato interadministrativo para a “Requalificação do Parque Infantil de Santiago do Escoural”, responsabilidade do Município, com uma comparticipação financeira no valor de 28 396,15€. Na mesma ocasião foi também firmado o Protocolo de Colaboração para as “Obras de Substituição dos Algerozes do complexo multifuncional (armazéns da antiga cooperativa)”, também propriedade Câmara Municipal de MN, com um apoio no valor de 36 559,29€.
Ambas as comparticipações da Câmara Municipal correspondem a 100% do valor total da despesa nestas obras, bom exemplo da boa e efetiva articulação entre os órgãos das autarquias locais do concelho de Montemor-o-Novo, sempre com respeito pela autonomia de cada um, mas colaborando entre si, no sentido da melhoria dos serviços prestados à população.
Uma das atribuições conferidas aos municípios é a promoção da salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, em articulação com as freguesias. É na efetividade dessa colaboração e trabalho que se concretizam estes protocolos, solicitados pelo Presidente da Freguesia de Santiago do Escoural. Na esteira destes pedidos, o Gabinete de Apoio às Freguesias elaborou as propostas de protocolo com a referida Freguesia, para fazer face à despesa supramencionada.