A operação Censos Sénior 2023 da GNR que tem estado a decorrer ao longo deste mês de outubro, termina esta terça-feira dia 31.
A RNA esteve à conversa com alguns idosos que estão isolados e mais sozinhos e veem na visita da GNR uma companhia importante.
Um dos entrevistados, que por razões de segurança não revelamos o nome, já reside há 32 anos sozinho e isolado e considera estas visitas da GNR “válidas venham a que horas vierem, ou só de passagem, ficamos mais descansados”, começa por referir um dos idosos. “Porque para mim a passagem já é zeladora e só a presença deles é bom, porque eles podem-me trazer alguma novidade e eu posso fazer o mesmo”.
Outro dos testemunhos que recolhemos admitiu que “eu só tenho é mais medo à noite, de dia não me incomoda”. No entanto e apesar de considerar estas ações da GNR importantes “porque se houver alguém para fazer mal, porque não estão cá para isso era preciso a pessoa estar sempre”.
Esta operação da GNR que pretende patrulhar e sensibilizar a população mais idosa, para adotarem comportamentos de autoproteção e segurança decorre até ao final do mês de outubro.