
A Unidade de Património Cultural do Município de Montemor-o-Novo promove, até dia 20 de outubro, uma exposição dedicada ao património de Foros de Vale de Figueira, instalada na Junta de Freguesia.
A iniciativa integra o projeto que está a levar uma pequena exposição a cada freguesia do concelho, com o objetivo de dar a conhecer elementos representativos e identitários do património local.
Em Foros de Vale de Figueira, a exposição apresenta fotografias do Moinho de Castelos Velhos e do Zambujeiro Milenar, dois elementos de particular relevância patrimonial e natural.
Situado na Herdade do Freixo do Meio, o Moinho de Castelos Velhos integra um dos mais significativos complexos moageiros do Rio Almansor, com atividade documentada desde o final do período medieval até meados do século XX.
Já o Zambujeiro Milenar, com mais de mil anos, destaca-se pela sua dimensão monumental e pelo seu valor enquanto elemento do património natural do concelho. A árvore foi também finalista do concurso Árvore do Ano 2019.
Além de conhecer estes elementos do património local, os visitantes podem colecionar os cartões explicativos associados à exposição. A iniciativa decorre entre maio de 2026 e fevereiro de 2027, passando pelas diferentes freguesias do concelho.
A proposta é, assim, percorrer o território, conhecer o património de cada freguesia e preservar as histórias que fazem parte da identidade de Montemor-o-Novo.















