O ano letivo 2023/2024 teve início esta sexta-feira, dia 15 de setembro, no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
Para este ano letivo o diretor do agrupamento de escolas de Montemor, João Veiga, desafia todos os encarregados de educação a “acompanhar os seus educandos e que sejam parceiros de todo o staff, de todo o pessoal não docente e professores, porque a escola não se faz só com escola e alunos, a família é uma parte integrante deste processo que continua para além da escola”.
Neste dia de recomeço das atividades escolares o diretor do agrupamento de escolas de Montemor afirma que “estamos tranquilos, a começar ao nosso ritmo e com muita gente cheia de energia, desde o pessoal não docente aos professores”.
Apesar do ano letivo ter arrancado esta sexta-feira há turmas que ainda não têm todos os professores, no entanto o diretor prevê que ao longo da próxima semana esta situação estabilize já que “hoje é um dia em que saem colocações de professores, a reserva de recrutamento” o que permite assim à direção da escola “entre hoje, segunda e terça proceder à seleção destes candidatos” e resolver esta situação que é para João Veiga “residual”.
Para este ano uma das várias apostas passa por um espaço de Domínios de Autonomia Curricular (DACS) que “se espera que seja um trabalho interdisciplinar entre diferentes disciplinas de cada turma”, ou seja, “para que as disciplinas não trabalhem de forma isolada mas sim forma articulada.” Este é um projeto que abrange as turmas do 5º ao 12º ano.
A “Academia do Aluno” é um projeto “ que se dirige a alunos do 11º e 12º ano, que podem desde setembro até ao final do ano inscrever-se para ter um acompanhamento em grupos pequenos.”
Este projeto tem em vista a “preparação do exame e a consolidação do número de alunos que temos a entrar no ensino superior”.
Para além disto o 10º ano conta ainda com dois novos cursos cientifico-humanísticos: o curso de socioeconómicas e o curso de artes visuais, que este ano “conseguimos abrir com turmas puras o que é uma novidade no nosso agrupamento”.
Tendo em conta a “necessidade de um novo curso no nosso agrupamento e o pedido dos alunos” também o ensino profissional vai ter um curso de comunicação, marketing, relações públicas e publicidade.