Nos dias 4 e 5 de julho, decorreu em Montemor-o-Novo uma visita de estudo no âmbito do projeto Perfare, que tem como tema “As artes como promotoras de bem-estar e saúde”, e que envolve parceiros da Roménia, Hungria, Itália, Suécia e Portugal (Montemor-o-Novo, Pombal e Lisboa).
Em Montemor-o-Novo, apresentou-se o projeto da Prescrição Cultural, que se encontra em desenvolvimento no âmbito do Programa Transforma, em parceria com a CIMAC, e o projeto “NÓS” da Associação PÓ DE VIR A SER. A comitiva visitou ainda a ARPI, o Grupo dos Amigos de Montemor, a Associação Oficinas do Convento e a Oficina da Criança.
O Município de Pombal deu também a conhecer ao grupo de trabalho do projeto SAMP e, pelo Município de Lisboa, foi apresentado o projeto MANICÓMIO.
O Perfare é um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa, que pretende promover o bem-estar através das artes performativas, em que o objetivo é inovar os modelos criativos das organizações dos parceiros, a fim de tornar os serviços de saúde e bem estar uma parte integrante do seu trabalho artístico. Outro dos propósitos do programa é facilitar o acesso a experiências artísticas performativas a grupos de público com problemas de saúde, fomentando oportunidades de colaboração entre os atores culturais e criativos e o sector do bem-estar.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo