A performance “Do Êxtase”, com Mélanie Ferreira, Tiago Vieira e Bruno Simão, é apresentada na noite desta sexta-feira, 12 de maio, a partir das 21 horas, na Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.
A peça, que tem por base “o que é o observar e o que é ser observado”, revela a artista e diretora artística Mélanie Ferreira, mistura dança, com teatro e vídeo.
“Do Êxtase procura ter o olhar como espaço de foco entre os três intérpretes, na medida em que se procura a contemplação, mas não o consumo do que é observado. Esta contemplação é sobre deixar o ser contemplado livre, mas conduzi-lo e ajudá-lo a construir-se, é sobre aprender a mediar os corpos, os movimentos, os puros devaneios necessários. Reflete o momento que se cria até pousar os olhos no outro, é o prazer de se demorar desinteressadamente nessa contemplação, não porque a negligência, mas porque cria o desprendimento necessário para aprender a deixá-la e ainda sim conseguir senti-la. Percebe-se deste modo, que a contemplação convida à demora, à vontade, à necessidade de pousar o olhar. Por momentos, contemplar o outro é desprender-se de si mesmo”.
Não sendo este espetáculo aconselhado a menores de 18 anos, por conter nudez integral, em palco, revela ainda Mélanie Ferreira, estão sempre dois intérpretes, com um terceiro a surgir apenas em vídeo. Da estreia em Lisboa, Mélanie Ferreira garante que receberam um feedback “muito positivo”.