Ano Europeu das Competências em destaque no “Espaço Europa”

O Ano europeu das competências foi anunciado pela presidente da Comissão Europeia, em setembro de 2022 e surgiu de uma análise do que se tem passado na Europa nos últimos anos, em termos das competências dos seus cidadãos.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que cada vez mais “a dimensão digital assume um papel principal no quotidiano, sendo objetivo que esta transição digital chegue a todos, de igual forma, dotando as pessoas para estas competência, não só para o trabalho, mas também para a sua vida pessoal”.

Alguns estudos que foram feitos a empresas revelam que “o número de adultos que fazem formação regular é de 37%, sendo objetivo da União Europeia chegar aos 60%”, adianta Ana Pereira, acrescentando que, mais de ¾ das empresas da União Europeia têm já dificuldades em encontrar trabalhadores com competências necessárias para área digital, e o número de adultos que fazem formação regular é muito baixo”.

Ana Pereira acrescenta que “2023 servirá para, principalmente desenvolver diversas ações, como campanhas de sensibilização, angariação de parceiros para atividades específicas e candidaturas para financiamento, para que as intuições trabalhem nesta área da formação”.

O Ano Europeu das Competências é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo: