CLDS 4G Ativar Montemor está a organizar três mesas redondas com o tema “Cuidar Alentejo”, que vão decorrer nos dias 19 e 20 de abril, no auditório da União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.
Nestas mesas redondas, os profissionais de cada uma das áreas, com moderação de uma pessoa convidada, interagem e participam na discussão do tema proposto.
“Estas mesas têm como objetivo criar um espaço de partilha e reflexão sobre várias temáticas relacionadas com o envelhecimento, e que sentimos que são uma preocupação e uma fonte de interesse, por parte dos vários agentes que trabalham no terreno”, explica Isabel Soares, Coordenadora do CLDS 4G Ativar Montemor, sobre o surgimento da ideia de organizar estas mesas.
O formato mesa redonda tem “uma maior proximidade entre as pessoas”, cujo também o objetivo passa por “a interatividade”, de modo a envolver as pessoas que estiverem presentes”, revela Isabel Soares.
O evento está dividido em três mesas com o tema geral “Cuidar Alentejo”:
A mesa um vai ter lugar dia 19 de abril de manhã, com o tema “Cuidadores- dificuldades e boas práticas no cuidado de idosos”. “Este é um tema primordial no Ativar Montemor, por serem cuidadores de excelência da população idosa. Faz-nos sentido debatermos algumas questões relacionadas com o cuidar da pessoa idosa com os vários técnicos”, garante Isabel Soares.
A mesa dois vai decorrer também no dia 19 de abril, no período da tarde, cujo tema aborda os “Voluntários e Promotores de Voluntariado- dificuldades e boas práticas do voluntariado”. Isabel Soares, afirma ainda que o voluntariado é uma mais valia social: “O voluntariado cada vez mais se assume como uma forma de intervenção social, e por isso nesta mesa vamos falar sobre voluntariado no sentido de perceber quais são as mais valias e o que se deve fazer para dar mais condições a quem queira ser voluntário”.
A última mesa desta iniciativa, a mesa três, vai realizar-se no dia 20 de abril, durante todo o dia. Neste debate a temática “vítimas – dificuldades e boas práticas no apoio à vítima idosa”, vai ser colocada em cima da mesa. “Continua haver muitos casos de violência contra a pessoa idosa, e por isso, faz-nos sentido sentar e falar sobre este tema, com as seguintes questões: quais são as principais problemáticas; quais são os principais interventores, e como é que cada um de nós, como ser social, pode intervir”, explica Isabel Soares.
Ao longo de cada debate serão tiradas notas sobre as conclusões a que os grupos cheguem para compilar num Guia de Boas Práticas. Este Guia fará referência à prestação dos profissionais e pretende-se disseminá-lo por todos os profissionais dos CLDS do Alentejo, das organizações sem fins lucrativos do concelho de Montemor, bem como de todas as entidades públicos ou privadas do mesmo.
As inscrições para as três mesas estão abertas até dia 16 de abril, e podem ser feitas a partir do site www.ativarmontemor.pt. As inscrições são gratuitas e obrigatórias.