Dia Nacional dos Centros Históricos em Montemor celebra-se hoje, com a valorização histórica da cidade desde visitas gratuitas a uma exposição documental.
“Este dia tem a sua importância pela valorização de todos os centros históricos, e Montemor encaixa neste tema perfeitamente, porque mais de metade da cidade é centro histórico”, no entanto “nestes últimos anos os centros históricos têm sido abandonados ou desocupados, porque as pessoas procuram melhores condições de vida”, revela António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal.
Contudo, mesmo com este fator é necessário “focar em garantir a sua reabilitação e renovação, não só no ponto de vista urbanístico, como do ponto de vista humano, para que as pessoas possam voltar a viver nos centros históricos”, afirma ainda António Pinto Xavier.
As comemorações deste dia começaram antes, afigurando-se como uma excelente oportunidade para conhecer a fundo o património concelhio, desde visitas gratuitas no Centro Interpretativo do Castelo e no Convento de São Domingues- Núcleo Museológico, a uma exposição documental “Conventos da Vila”, até dia 7 de abril, no arquivo municipal.