A Águas Públicas do Alentejo, S.A (AgdA), no âmbito das suas responsabilidades de promoção do desenvolvimento do território, de sensibilização para o valor da água e de responsabilidade, promove o Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”.
A iniciativa resulta de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Turismo do Alentejo, E.R.T. e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo.
A AgdA realizou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, a cerimónia de lançamento do Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”, no Centro UNESCO, em Beja, contando com a presença de representantes das entidades parceiras. Foi exposto que, o objetivo deste concurso é incentivar a produção de artesanato, distinguindo os artesãos, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.
O concurso envolve a criação de uma peça artesanal de valor artístico e ou utilitário, que deve evidenciar valor cultural e social, relacionando a água e o território do Alentejo. A peça pode integrar a valorização de resíduos, subprodutos e a reciclagem de materiais.
O concurso é aberto a qualquer pessoa ou conjunto de pessoas, para o caso de autoria partilhada, ou por qualquer entidade ou conjunto de entidades. As inscrições ocorrem entre 27 de fevereiro a 30 de junho e exigem a entrega da peça e do formulário disponível no site da AgdA, devidamente preenchido, na Sede da empresa, em Beja.
A cada uma das peças selecionadas pelo Júri do Concurso será atribuído um prémio pecuniário repartido entre o primeiro e décimo lugar, sendo o primeiro prémio no valor de 1 500 euros.
O anúncio dos vencedores do concurso será divulgado publicamente nos canais de comunicação da AgdA, designadamente no site www.agda.pt, como por comunicação eletrónica.