O Ciclo Agustina Bessa Luís -100 anos, organizado pela Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, vai decorrer entre janeiro e março.
Esta iniciativa, inserida nas atividades da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal, como explica Nuno Cacilhas, técnico deste espaço, pretende acima de tudo “aprofundar mais a vida e obra desta importante escritora do panorama literário nacional, junto dos leitores”.
A primeira sessão está marcada para o dia 28 deste mês, na Associação Cultural Theatron, às 21 horas. Nuno Cacilhas revela que, neste dia, será “abordada a vida e obra de Agustina Bessa Luís com base na biografia escrita por Isabel Rio Novo, escritora e professora na Universidade do Poro, intitulada “O Poço e a Estrada: Biografia de Agustina Bessa-Luís”; contando ainda com leituras de Agustina Bessa-Luís, com Pedro Silva no contrabaixo e André Roxo no saxofone”.
Nuno Cacilhas acrescenta que esta primeira sessão tem a parceria da Theatron, decorrendo na sua sede, sendo para si, “importante sair da biblioteca para discutir literatura de diferentes formas”.
Já no dia 24 de fevereiro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, será “comentada a última obra da escritora, intitulada de “A Ronda da Noite”, publicada em 2006, que a partir desta altura, com os problemas de saúde deixou de escrever”, sendo moderada pelo próprio Nuno Cacilhas.
A última sessão deste ciclo que decorre também na Biblioteca Municipal, no dia 30 de março, pelas 18 horas, onde será comentada a obra-prima da escritora, “A Sibilia”, publicada em 1974, que deu um enorme sucesso à escritora e mostrou a afirmação da sua escrita”. A sessão é moderada pelo professor na universidade de Évora e escritor, António Cândido Franco.
Nuno Cacilhas acrescenta que estas sessões se destinam ao público em geral, considerando que “é importante tentar desmistificar o que é a Comunidade de leitores, porque não é obrigatório ler a obra, mas servem para estimular A leitura das obras, numa partilha de conhecimento e leituras, porque cada leitor é único e cada um lê uma obra de forma diferente, tendo várias interpretações”.
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria a lembrar a vida e obra de Agustina Bessa-Luís, através de um ciclo de sessões, que decorre entre este mês de janeiro e março.