A exposição “Criar Memórias em terras de ferro” foi inaugurada no passado sábado, 24 de setembro, na Casa Branca, Santiago do Escoural, com a presença do vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, e do presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo.
A mostra, que ficará patente até 23 de dezembro, é um percurso expositivo de 24 painéis, distribuídos ao longo da aldeia de Casa Branca, criado a partir de um processo de pesquisa documental, entrevistas à população e recolhas audiovisuais.
Com conteúdos interativos, a exposição convida também a uma expedição por alguns dos elementos histórico-culturais e naturais diferenciadores da freguesia de Santiago do Escoural, ao mesmo tempo que desafia a explorar os nossos sentidos enquanto geradores de memórias na interação com a comunidade e com os lugares que habitam este território.
Para além da inauguração da exposição e da visita ao percurso expositivo, ao fim da tarde houve Saídas de Mestre, uma Oficina de Plantas tintureiras e Herbário de plantas comestíveis, culminando a iniciativa com uma Mesa Posta (jantar).
Esta iniciativa integra o projeto “Encontro em Terras de Ferro”, desenvolvido numa parceria entre as Oficinas do Convento com a Marca ADL, que consiste, por um lado, na criação de um roteiro de visitas-oficinas “Saídas de Mestre” e, por outro, na criação deste percurso expositivo. O evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e cofinanciamento do Município de Montemor-o-Novo e do Programa Alentejo 2020 / FEDER.