Skip to content

Sensibilização da campanha Floresta Segura da GNR até sábado

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a desenvolver, até sábado, dia 30, a fase de sensibilização da operação Floresta Segura.

Durante este período, a força de segurança pretende “prevenir comportamentos de risco e salvaguardar as florestas portuguesas. Esta fase, que teve início em fevereiro, visa sensibilizar a população em geral, sobretudo as autarquias, agricultores, caçadores, produtores florestais e a comunidade escolar, para o cumprimento das faixas de gestão de combustível em terrenos confinantes com edificações e junto à rede viária e sobre o uso do fogo”, como nos referiu o Major David Pires, chefe da secção SEPNA do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Os proprietários, arrendatários ou outras entidades que detenham propriedades perto de edifícios em espaços rurais, são obrigados a criar uma faixa de terreno limpa, com pelo menos 50 metros de largura, para garantir a segurança de todos em caso de incêndio”, sublinhou.

No entanto, há algumas exceções relacionadas com a limpeza de terrenos. Por exemplo, “o sobreiro e a azinheira só podem ser cortados com autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”. 

Proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais são obrigados a limpar os terrenos até dia 30 deste mês. Depois dessa data, a GNR vai proceder à fiscalização de situações já identificadas.

[/shc_shortcode]

Compartilhe este artigo: