“Oficina Tijolar” é uma atividade desenvolvida pela Oficina da Criança que tem como objetivo brincar, aprendendo, com tijolos, enquanto as crianças fazem desenhos ou esculturas.
Ana Almeida Pinto, formadora e criadora da ideia, explica que esta foi uma atividade pensada para ser realizada em etapas, “no primeiro dia começámos pelo desenho, tentar que os miúdos encarassem o tijolo como um traço”, um esboço feito para que as crianças pudessem observar ainda de outra perspetiva dando a entender, aos mais pequenos, “não só o que é escultura, porque é a ligação com o espaço, como também, noções de arquitetura”, adianta a formadora.
Após as crianças entenderem conceitos como “ a planta ou o plano, começámos a enveredar por engenharias sociais, tentámos fazer um túnel, chaminés, uma arcada”, para que os mais pequenos entendessem estas construções e “como ficam mais fortes ou mais fracos”.
Ana Almeida Pinto revela que, neste momento as crianças estão a entender conceitos como “apropriação de um espaço vazio, por isso é que eles estão a fazer contas matemáticas, com os tijolos”, permitindo aos pequenos engenheiros entender que os espaços vazios podem ser preenchidos, no fundo, noções de escultura. Hoje o plano de atividades passa por, tal como explica a formadora, “cada um deles vai ter direito a 50 tijolos, fará o que quiser com eles e depois será, fazer o exercício de pensar, dos 50 tijolos, tenho direito a mudar 15”, de forma a fazer esculturas colaborativas e diferentes.
Quanto à adesão, as crianças mostraram-se entusiasmadas e muitas delas regressaram para participar nas diversas atividades desta oficina, “tem sido espetacular, ontem cheguei cá já tinha miúdos à minha espera”, revela Ana Almeida Pinto que acrescenta ainda que este tipo de atividades, “para eles é sempre bom porque é brincar” e para os adultos também é positivo, “estar a construir coisas durante uma tarde é espetacular, em vez de estar fechado em casa a trabalhar”.
Para Ana Almeida Pinto é importante que continuem a existir muitas atividades destas, “até porque a Oficina da Criança é um sítio incrível e quem me dera a mim que estivesse replicada em todos os distritos deste país porque isto é um modelo a seguir”, deixando votos de um regresso para mais atividades.
O Jaime participou em quase todas as atividades da Oficina da Criança e quis explicar aos ouvintes que fez “uma casinha”, ao longo da atividade de ontem, onde contou quantos tijolos iria precisar para fazer essa obra. Contou ainda que “ontem fiz aquela chaminé e também fiz outras construções com blocos, com muitos amigos”, mostrando-se muito feliz por participar nesta oficina.
A última atividade da Oficina de Tijolar decorre hoje, das 14h às 18h, na Oficina da Criança.