Câmara de Montemor-o-Novo faz balanço positivo de transferência de competências

A Comissão de Acompanhamento, no âmbito da Transferência de Competências na área da Educação, realizou a segunda reunião, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Montemor-o-Novo.

Presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, com o pelouro da Educação, esta foi uma sessão que permitiu fazer o balanço desta transferência, até ao momento e analisar aspetos a melhorar.

Para Henrique Lopes, “o trabalho desenvolvido em colaboração, entre a autarquia e o agrupamento de escolas, tem tido um balanço muito positivo. As coisas estão a decorrer de uma forma bastante satisfatória, graças à ponte que foi criada entre as duas entidades, o que nos permite atuar em questões estratégicas para o funcionamento da escola”.

Henrique Lopes espera que, “com o tempo”, consigam que “o papel do diretor do agrupamento se foque apenas nas questões educativas e pedagógicas e menos nas burocráticas”.

“A questão financeira preocupa o município, uma vez que a transferência de competências acarretou mais despesas com o acréscimo de 86 trabalhadores para os quadros de pessoal. Mas aqui estamos para, quando for necessário, fazer chegar ao Ministério da Educação os nossos sentimentos quanto a isso”.

Quase um ano depois de iniciado o processo de transferência de competências, que começou a 1 de Abril de 2022, na área da educação, para a câmara municipal de Montemor-o-Novo, o balanço é positivo.