
A Feira D’Aires terminou, no passado dia 28 de setembro, em Viana do Alentejo, com um balanço muito positivo de uma edição que assinalou os 275 anos do certame. Durante quatro dias, cerca de 80 expositores marcaram presença num dos principais eventos do concelho, que voltou a afirmar-se como ponto de encontro entre tradição e modernidade.
A nova configuração do recinto foi uma das principais novidades desta edição e recebeu elogios por parte dos visitantes. Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, classificou a edição como “a feira das feiras”, destacando a integração de diferentes iniciativas, como a Feira do Livro, a Feira da Saúde e a feira franca.
Também o vice-presidente da autarquia, António Padeirinha, fez um balanço “muito positivo” do certame, sublinhando a capacidade da Feira D’Aires para “atrair públicos distintos”. O autarca explicou que a nova organização do espaço procurou aproximar as diferentes dimensões da feira da componente religiosa, recuperando a ligação histórica do certame à devoção e à peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires.
Ao longo dos quatro dias foram realizadas cerca de uma centena de atividades, abrangendo áreas como a cultura, saúde, desporto, gastronomia, folclore, cante alentejano e manifestações religiosas.
A Feira do Livro foi uma das iniciativas integradas na programação, envolvendo a comunidade educativa e permitindo apresentar o património local através do projeto “Pequenos Guias”, com o objetivo de tornar os mais novos “porta-voz do nosso património”.
Outra das novidades foi a Feira da Saúde, que integrou pela primeira vez o programa da Feira D’Aires. A iniciativa incluiu rastreios visuais, auditivos, cardiovasculares e de higiene oral, além de conversas, workshops e atividades dedicadas à promoção da saúde e do bem-estar.
Na música, o programa contou com atuações de Bluay, Diogo Piçarra e Gisela João, que encerrou o certame. A oferta cultural incluiu ainda dança, o Festival de Acordeão, promovido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana, o XV Festival de Folclore Feira D’Aires e a iniciativa D’Aires By Night.
O desporto voltou também a marcar presença, com o 23.º Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires – Luís Filipe Branco, que reuniu 110 atletas, naquela que foi a maior participação de sempre na prova. Já a 32.ª Festa da Malha, promovida pela CIMAC e pelo Município de Viana do Alentejo, contou com 232 equipas de todo o Alentejo Central.
A tradição tauromáquica esteve igualmente presente, com a XVIII Corrida de Touros, promovida pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, que contou com os cavaleiros António Prates, Joaquim Brito Paes e Paco Velásquez, acompanhados pelos Grupos de Forcados Amadores de São Manços e de Lisboa.
As celebrações religiosas constituíram outro dos momentos centrais da Feira D’Aires. No domingo, realizou-se a missa presidida por D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo Emérito de Évora, seguida da tradicional procissão em torno do Santuário.
A edição dos 275 anos teve ainda divulgação nacional através do programa “Praça da Alegria”, da RTP, que dedicou um direto à Feira D’Aires. A emissão permitiu promover o património e as tradições de Viana do Alentejo, com a participação de Mariana Nunes, na divulgação da doçaria conventual, de Feleciano Agostinho e José Carlos Sítima, ligados à olaria de Viana, e de representantes da Hortas Velhas, com o vinho de Viana.
Organizada pelo Município de Viana do Alentejo, com a parceria da Paróquia de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a Feira D’Aires contou ainda com o apoio do IEFP, da Junta de Freguesia de Aguiar e da Junta de Freguesia de Alcáçovas.














