
A ExpoMora foi inaugurada esta sexta-feira, 11 de setembro, em Mora, numa edição que volta a apostar numa programação diversificada, na presença de cerca de 80 expositores e num conjunto de atividades, espetáculos e propostas de restauração e animação.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Ricardo Pinheiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, que se mostrou agradavelmente surpreendido com a forma como a população participou no momento inaugural e com o sentimento de pertença demonstrado pelos habitantes de Mora.
“Fiquei agradavelmente surpreendido com a receção” e “com a forma como o povo esteve dentro deste anfiteatro”, afirmou Ricardo Pinheiro, sublinhando a perceção de respeito pelo evento e o orgulho que a população demonstra pelo território.
O presidente da CCDR Alentejo considerou ainda que iniciativas como a ExpoMora permitem conhecer melhor a realidade dos territórios e estabelecer um contacto direto com as suas populações e responsáveis autárquicos.
Ricardo Pinheiro agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão de Matos, o convite à CCDR Alentejo para participar na inauguração, considerando que esta presença representa também “um exercício de responsabilidade”.
“Sempre que a CCDR se apresenta num evento desta natureza, devemos tentar apreender o mais rapidamente possível aquilo que são os problemas, as oportunidades dos territórios”, afirmou.

Nesse sentido, garantiu que as necessidades identificadas pelo município poderão ser acompanhadas no âmbito do programa Alentejo 2030, procurando dar resposta aos projetos e desafios apresentados pela autarquia.
Durante a cerimónia, Luís Simão de Matos terá colocado em destaque algumas das necessidades do concelho, nomeadamente relacionadas com o parque e com equipamentos escolares. Ricardo Pinheiro assegurou que a CCDR e o programa operacional estarão atentos a essas questões.
“De certeza absoluta que a CCDR e o programa operacional vai ter uma atenção para tentar agilizar o mais rapidamente possível aquilo que são a visão e os projetos do presidente engenheiro Luís Simão na Câmara de Mora”, afirmou.
Município aposta numa feira “digna”
Luís Simão de Matos explicou que a principal novidade desta edição da ExpoMora é a existência da corrida de touros, quatro anos depois. O autarca sublinhou que a organização procurou manter uma feira “digna”, com bons espetáculos e uma programação capaz de atrair diferentes públicos.
Ao nível financeiro, o orçamento da ExpoMora aproxima-se dos 200 mil euros, um valor considerado significativo para o município, sobretudo tendo em conta o esforço necessário para assegurar a presença de artistas de reconhecimento nacional.
“Nós tentamos fazer mais com menos e conseguimos fazer mais com menos”, afirmou Luís Simão de Matos, acrescentando que, apesar do investimento, “o povo de Mora merece”.
A edição deste ano conta com cerca de 80 expositores nos pavilhões, aos quais se juntam bares, restaurantes, espaços de street food, diversões e espetáculos.
Para o presidente da Câmara, a ExpoMora tem também um impacto que ultrapassa o recinto do certame, funcionando como um fator de atração de visitantes e de dinamização da economia local.
“Um evento destes traz pessoas dos concelhos vizinhos”, explicou, salientando que os visitantes acabam também por utilizar restaurantes e outros serviços existentes fora do recinto.
O impacto estende-se ainda a outros pontos de interesse turístico do concelho. Luís Simão de Matos deu como exemplo o Fluviário de Mora, que, segundo o autarca, regista maior movimento durante os dias da ExpoMora.
“Trazer gente ao concelho mexe sempre com a atividade económica do concelho, é inevitável”, concluiu
























































































































































