
O 25 de Abril de 1974 marcou o fim da ditadura em Portugal e abriu caminho à conquista da liberdade, da democracia e de profundas transformações sociais no país.
Em Montemor-o-Novo, as comemorações da data ganham este ano um significado reforçado, associando a memória histórica a um vasto programa cultural e comunitário.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, sublinha a importância da Revolução dos Cravos como o momento de maior transformação positiva na história recente do país, destacando os avanços na liberdade, nas condições de vida e nos direitos sociais. “O 25 de Abril significou a maior transformação positiva em todos os aspetos da vida em Portugal”, afirmou o autarca, lembrando conquistas como o Serviço Nacional de Saúde, a proteção social e a introdução do salário mínimo.
O edil destaca ainda que, no período pós-revolução, o país enfrentou desafios relevantes, nomeadamente na área da habitação, que foram ultrapassados através da cooperação entre o Estado, as autarquias e o movimento cooperativo. “Conseguimos ultrapassar o problema da habitação porque houve disponibilidade do Estado, colaboração entre municípios e cooperativas e foi possível criar bairros de habitação económica”, referiu.
Para Carlos Pinto de Sá, a celebração do 25 de Abril deve ser também um momento de projeção para o futuro. “Vale a pena comemorar o 25 de Abril não com o olhar para o passado, mas com o olhar posto naquilo que o passado nos ensina para construir uma sociedade para o futuro.”
Programa comemorativo em Montemor-o-Novo
As celebrações começam na véspera, 24 de abril, com um concerto de Luca Argel na Biblioteca Municipal. Durante a noite, está prevista uma arruada pelas ruas da cidade, seguida de fogo de artifício à meia-noite, junto ao Cineteatro Curvo Semedo e ao Monumento aos Resistentes Antifascistas.
No dia 25 de abril, o programa inclui a cerimónia oficial do hastear das bandeiras, bem como diversas iniciativas culturais e comunitárias, como pintura mural e a Estafeta da Liberdade, que ligará Cabrela a Montemor-o-Novo.
Um dos momentos mais simbólicos será o regresso do paraquedismo à cidade, com uma demonstração no Parque Urbano ao meio-dia, evocando práticas realizadas em décadas anteriores.
Ao longo do dia, as associações de reformados promovem também os seus tradicionais almoços comemorativos em várias localidades do concelho.
A programação inclui ainda o espetáculo “Histórias de Abril”, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, seguido do concerto “Abril ao Palco”, no Cineteatro Curvo Semedo, que reunirá vários artistas da música portuguesa, como Raquel Tavares, Aron, Carolina Varela Ribeiro, Katerina L’Dokova e Kiko, acompanhados por uma orquestra dirigida pelo maestro João Defesa.
As comemorações pretendem envolver toda a comunidade e reforçar a importância dos valores de Abril na construção de uma sociedade mais justa e participativa.















