Skip to content

Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor celebra os seus 68 anos com Festival Nacional de Folclore

O Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor celebra os seus 68 anos, no próximo dia 28 de fevereiro, no Cineteatro Curvo Semedo, numa noite de folclore e tradição com cinco ranchos em palco.

João Figueiras, presidente da direção do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor, adiantou à RNA, que “este grupo começou em 1958. Ao longo destes 68 anos, podemos mesmo dizer que centenas de elementos passaram por este Rancho. Temos também participado nos mais diversos festivais nacionais e internacionais de folclore, entre outros eventos. Somos um grupo federado pela Federação Nacional de Folclore Português, entre outras associações. Realizamos anualmente o nosso festival nacional de folclore, a comemoração do nosso aniversário, realizamos também de dois em dois anos a nossa MIF, a Mostra Internacional de Folclore. Tentamos trazer a Montemor culturas diferentes para o povo de Montemor”.

o Festival Nacional de Folclore passa também pela celebração do nosso aniversário. É importante trazermos a Montemor outros grupos, outras tradições, outras culturas, para dar também a conhecer ao povo de Montemor, e também grupos que nos visitam, dar a conhecer também um pouco de Montemor. Procuramos receber bem quem nos visita, trazer grupos mais representativos. Temos a felicidade de contar com o forte apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, bem como das juntas de freguesia. Temos também muita sorte em podermos fazer o nosso festival nesta nossa grandiosa sala, que é o Cine Teatro Curvo Semedo, esta sala imponente que tanto todos os grupos que aqui passam ficam maravilhados com esta nossa sala”, acrescentou.

“Ao longo de todos estes anos, o festival tem sofrido algumas alterações, nomeadamente na vinda de grupos um pouco mais distantes. Tem sido sempre nossa preocupação em trazer grupos mais representativos de norte a sul de Portugal, no entanto, com a alteração de alguns apoios às associações, fica-nos um pouco mais difícil trazer grupos de mais longe, uma vez que depois também nós teremos que nos deslocar às suas cidades, aos seus festivais, o que acarreta, uma grande despesa para o grupo”, frisou.

“Os grupos que este ano vão participar no Festival Nacional de Folclore, são: o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, em representação da beira litoral, o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, da região de Setúbal, o Rancho Folclórico do Calvário, que vem do Algarve, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena, da região saloia e o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo”, rematou.

Compartilhe este artigo: