
O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, promove ativamente diversas iniciativas culturais e educativas ao longo do ano letivo, destacando-se a Semana Cultural que vai decorrer de 23 a 27 de março.
A RNA falou com alguns alunos do Agrupamento sobre esta iniciativa. Catarina Neves, aluna do 12º do curso de Marketing, referiu que “a semana cultural na escola é importante, porque torna a aprendizagem mais divertida e diferente. Ajuda os alunos a conhecer melhor a cultura local, a respeitar as diferenças e a trabalhar em equipa. Também dá espaço para mostrar talentos, como dança, teatro, música e artes, aumentando a confiança e a criatividade. Além disso, aproxima os alunos, professores e a comunidade, tornando a escola num lugar mais animado e inclusivo. Permite ainda que, numa só semana, a escola se torne mais viva, alegre e diversificada, renovando assim o conceito da mesma”.
“É importante fazer a Semana Cultural na comunidade escolar porque ajuda a sair da rotina das aulas e torna a escola mais divertida, dá oportunidade aos alunos de mostrar os seus talentos, aprender coisas novas e conhecer diferentes culturas. Também cria uma união entre alunos, professores e família, ensinando a respeitar as diferenças e torna a escola um espaço mais aberto, criativo e cheio de boas energias”, referiu Yasmin de Lima, aluna do 12º ano do curso de marketing.
Sofia José, aluna do 11ºC, salientou que “a Semana Cultural do nosso agrupamento vai acontecer nos últimos cinco dias de março. Nos dois últimos dias, quinta e sexta-feira, não haverá aulas, para podermos aproveitar ao máximo várias atividades incríveis. Vamos ter apresentações de dança e música, teatro, saraus, exposições de trabalhos dos alunos, feiras culturais e gastronómicas, jogos tradicionais, concursos, palestras, debates e oficinas de arte”.
Refira-se que nos últimos dois dias (26 e 27 de março), não haverá aulas mas a presença dos alunos nas atividades é obrigatória, sendo a assiduidade controlada pelos docentes.
Tiago Osanes do 11ºC afirmou que “a Semana Cultural está aberta à comunidade local, que é convidada a vir à escola, assistir às apresentações, participar nas atividades e celebrar connosco num ambiente animado, criativo e cheio de partilhas. É uma ótima oportunidade para juntar alunos, famílias e comunidade e viver a escola de uma forma diferente”.
Por fim Orquídea Fonseca do 12ºD, disse que “a semana cultural serve para ajudar os alunos a: serem criativos com artes, música, teatro e atividades diferentes; aprender a trabalhar em equipa, ganhar confiança ao mostrar o que sabem e participar nas atividades; comunicar melhor, falar em público e partilhar ideias; abrir a mente, descobrir novas culturas e formas de pensar; ser mais autónomos, organizando tarefas e tomando iniciativas”.














