
A FRAJAL – Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo marcou presença no Conselho Inter-Regional da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que decorreu no passado dia 7 de fevereiro de 2025, na sede da FNAJ, no Porto, assegurando a representação do Alentejo neste importante espaço de articulação do movimento associativo juvenil a nível nacional.
O Conselho Inter-Regional permitiu a partilha de informação, reflexão estratégica e articulação entre estruturas locais, regionais e nacionais, tendo sido debatidas diversas iniciativas de âmbito nacional a decorrer ao longo de 2026 no território do Alentejo, abrangendo os seus diferentes distritos e envolvendo jovens, associações juvenis e comunidades locais.
Neste contexto, destaca-se a implementação no Alentejo do projeto “Rota da Igualdade: Juventude em Movimento”, promovido pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, com a colaboração da FRAJAL-Federação Regional das Associações Juvenis, e financiado pelo Programa Pessoas 2030, tendo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) como organismo intermédio.
Este projeto tem como principal objetivo empoderar jovens enquanto agentes de transformação social, promovendo uma cultura de igualdade de género, não discriminação e participação cívica, através de processos de consciencialização, pensamento crítico e envolvimento ativo nos seus contextos sociais, académicos e associativos. Pretende-se, assim, contribuir para a formação de jovens líderes inclusivos, capazes de criar soluções mais justas e sustentáveis nas suas comunidades.
Uma das ações centrais do projeto passa pela realização de sessões de sensibilização junto de alunos do ensino secundário, estruturadas em duas fases: a presença da Carrinha da Igualdade e, posteriormente, a dinamização de um Hackathon, promovendo a participação ativa dos jovens.
No âmbito desta iniciativa, a Carrinha da Igualdade irá realizar ações nos distritos do Alentejo, começando pelo distrito Beja, em parceria com os municípios, com as seguintes datas e locais: 11 de fevereiro, na Escola Profissional de Alvito (Alvito); 12 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo (Ferreira do Alentejo) e 13 de fevereiro, na Escola Secundária Diogo de Gouveia (Beja).
Neste momento, a FNAJ e a FRAJAL já se encontram a planificar as ações no mês de março com vista a decorrerem no distrito de Évora, também em parceria com Municípios.
A FRAJAL associa-se a estas ações, reforçando a ligação entre o associativismo juvenil e os jovens do território, valorizando a proximidade, a inovação e o impacto social das políticas e projetos de juventude nacionais no Alentejo.
Através desta participação ativa e colaborativa, a FRAJAL reafirma o seu compromisso com a defesa dos interesses das associações juvenis do Alentejo, com a promoção da igualdade e com o envolvimento cívico das pessoas jovens na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.















