
A Universidade de Évora acolheu, no dia 30 de janeiro, o Encontro da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RNED), uma iniciativa que reuniu representantes das principais instituições de ensino superior nacionais com oferta de programas doutorais, reforçando a cooperação interinstitucional e a reflexão estratégica sobre o ensino doutoral em Portugal.
Segundo Andreia Dionísio, docente do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e Vice-Diretora do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da UÉVORA, “após um período de interregno, a RNED tem vindo a promover encontros, de regra geral com periodicidade semestral, tendo os mais recentes decorrido nas Universidades de Aveiro, do Minho e Católica Portuguesa. Estes encontros constituem um espaço privilegiado de debate sobre as questões mais prementes da formação avançada ao nível dos doutoramentos, nas suas diversas perspetivas nacionais e internacionais, promovendo igualmente a partilha de boas práticas entre as universidades aderentes”.
A escolha da Universidade de Évora para acolher este Encontro reveste-se de um simbolismo particular, uma vez que foi nesta instituição que, em 2017, foi assinado o Acordo Fundacional da RNED. Para Andreia Dionísio, este facto “reforça o papel da Universidade de Évora no percurso e na consolidação da RNED”.
O programa do Encontro iniciou-se com uma sessão de trabalho interna da Rede, que decorreu no Colégio do Espírito Santo, e contou com a sessão de abertura pela Vice-Reitora para o Ensino e Inovação Pedagógica da Universidade de Évora, Ana Paula Canavarro. Esta sessão incluiu ainda a apresentação de informações gerais e a discussão de aspetos relacionados com a organização, funcionamento e visibilidade da RNED. Durante este período, foi promovido um debate aprofundado sobre boas práticas e eventual harmonização de procedimentos, nomeadamente no que respeita à atribuição do título de Doutoramento Europeu, aos acordos de cotutela, à utilização de Inteligência Artificial Generativa na formação doutoral e à creditação de unidades curriculares de 3.º ciclo.
No período da tarde, teve lugar uma sessão de caráter alargado, presidida por Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, aberta aos Diretores de Programas Doutorais da instituição e a outros docentes interessados, sob a forma de uma jornada de reflexão sobre o ensino doutoral. Para a Reitora da Universidade de Évora, “receber o Encontro da Rede Nacional de Escolas Doutorais reforça o compromisso da Universidade de Évora com a excelência da formação avançada e com o desenvolvimento de estratégias colaborativas que contribuam para a valorização do ensino doutoral em Portugal e no espaço europeu.
O programa incluiu a participação de Peter Hanenberg, que abordou o tema Doctoral education for the future of European R&I, com referência ao papel da EUA-CDE e ao workshop de Liège; Gil Andrade-Campos (Universidade de Aveiro), que refletiu sobre os três pilares das escolas doutorais; e Francisco Vasques (Universidade do Porto), que apresentou uma comunicação dedicada à formação em competências transversais nos Programas Doutorais. A sessão terminou com um debate aberto, promovendo a troca de experiências e perspetivas entre os participantes. O Encontro culminou com um Alentejo de Honra, proporcionando um momento informal de convívio e networking entre os representantes das instituições participantes.
Para Andreia Dionísio, “a realização deste Encontro na niversidade de Évora proporciona ao IIFA, em particular às Direções dos Doutoramentos, uma oportunidade privilegiada de contacto direto com a RNED, promovendo a reflexão estratégica e o reforço da articulação institucional no domínio da formação doutoral”.
Constituída a 23 de fevereiro de 2017, a RNED é uma estrutura de cooperação entre Escolas Doutorais Nacionais que tem como missão a melhoria contínua da qualidade dos Programas de Doutoramento, promovendo a partilha de boas práticas, o alinhamento de padrões de qualidade e a cooperação entre instituições. Atualmente, integram esta rede a Universidade de Évora, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade da Madeira, a
Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade do Minho e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.














