
O Conselho Municipal de Segurança (CMS) é um órgão colegial de natureza consultiva, com competências na área da segurança de pessoas e bens, bem como na articulação, coordenação, informação e cooperação entre entidades com intervenção neste domínio.
Na sequência do ato eleitoral realizado a 12 de outubro de 2025, o Conselho Municipal de Segurança constituído no anterior mandato cessou funções, tornando-se necessária a constituição de um novo CMS para o mandato 2025–2029. Para o novo mandato, o Município procedeu à eleição das entidades com atividade nos setores de apoio social, cultural e desportivo, em conformidade com a legislação em vigor. Para o efeito, realizou-se uma reunião no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, onde estiveram presentes diversas entidades do concelho.
Dessa reunião resultou a designação das seguintes entidades para integrar o CMS: no setor de apoio social, a Porta Mágica – Associação de Solidariedade Social; no setor cultural, a AFABE – Associação de Formação Artística e Bem-Estar; e no setor desportivo, o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo. Para além destas entidades, integram ainda o novo Conselho Municipal de Segurança a Vereadora com o pelouro da Proteção Civil, o Presidente da Assembleia Municipal, a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, todas as Juntas de Freguesia do concelho, a Procuradora da República – Magistrada do Ministério Público, representantes da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, da CERCIMOR, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), do Agrupamento de Escuteiros 894, da Associação Comercial do Distrito de Évora – Associação Económica, da APORMOR, da Guarda Nacional Republicana com intervenção nas áreas da violência doméstica e da segurança rodoviária, o Comandante da GNR de Montemor-o-Novo, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
No âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizou-se igualmente uma reunião com todos os Presidentes de Junta de Freguesia do concelho, com o objetivo de esclarecer o papel das Juntas de Freguesia na área da Proteção Civil, bem como abordar o conceito de Unidades Locais de Proteção Civil, os procedimentos para a sua constituição e as respetivas competências.















