
O Município de Mora, em parceria com o Fluviário de Mora, é parceiro beneficiário do projeto LIFE REVIVE. Com um orçamento de 6,5 milhões de euros, financiado no âmbito do Programa LIFE da União Europeia, o projeto — “𝘐𝘯𝘯𝘰𝘷𝘢𝘵𝘪𝘷𝘦 𝘢𝘯𝘥 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘨𝘳𝘢𝘵𝘦𝘥 𝘴𝘰𝘭𝘶𝘵𝘪𝘰𝘯𝘴 𝘵𝘰 𝘮𝘪𝘵𝘪𝘨𝘢𝘵𝘦 𝘩𝘺𝘥𝘳𝘰𝘮𝘰𝘳𝘱𝘩𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘤𝘢𝘭 𝘱𝘳𝘦𝘴𝘴𝘶𝘳𝘦𝘴 𝘢𝘯𝘥 𝘦𝘯𝘩𝘢𝘯𝘤𝘦 𝘦𝘤𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘤𝘢𝘭 𝘴𝘵𝘢𝘵𝘶𝘴 𝘪𝘯 𝘵𝘩𝘦 𝘓𝘪𝘮𝘢 𝘢𝘯𝘥 𝘝𝘰𝘶𝘨𝘢 𝘣𝘢𝘴𝘪𝘯𝘴” — tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do estado ecológico das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga.
O LIFE REVIVE pretende restaurar a conectividade fluvial ao longo de mais de 50 km, através da remoção e adaptação ecológica de obstáculos. O projeto visa também recuperar áreas de desova para espécies como a truta, reforçar populações de espécies emblemáticas através do repovoamento com trutas assilvestradas e da translocação de larvas e adultos de lampreia-marinha, bem como controlar espécies invasoras da flora aquática, sempre em conformidade com boas práticas de gestão.
Este projeto, com duração de cinco anos, é liderado pela Universidade de Évora, contando com o apoio técnico e científico do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e do Laboratório Associado ARNET (Rede de Investigação Aquática). Participam diversos parceiros beneficiários, como a AQUALOGUS e a Universidade de Santiago de Compostela, incluindo os municípios de Águeda, Arcos de Valdevez, Figueiró dos Vinhos e Ponte de Lima. E para além destes, conta com um grupo de 11 parceiros associados, englobando entidades do setor público (APA, ICNF, DGRM, IPMA, Xunta de Galicia), ONGs ambientais (QUERCUS, Associação Cabeço Santo, WWF) e organizações de pescadores (APDVez, CDCP, VNP).















