Skip to content

Mora: Aprovado Orçamento Municipal de 12.101.900 euros

A Assembleia Municipal de Mora aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Mora para o ano de 2026, bem como o respetivo enquadramento plurianual até 2030. O documento traduz uma visão estratégica para o concelho, assente num orçamento global de 12.101.900 euros, orientado para um desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Contactado pela Rádio Nova Antena, Luís Simão de Matos, presidente da Câmara Municipal de Mora, salientou que “estamos a falar de um orçamento de 12 milhões de euros. É um orçamento difícil. E, de facto, ao elaborarmos este orçamento, constatamos algumas dificuldades em termos financeiros. Estamos a falar de um orçamento que tem como despesas correntes, na ordem dos 85%, o que é muitíssimo. Isto prova e mostra que a capacidade de investimento do município, nesta altura, está substancialmente reduzida em relação à que era há alguns anos atrás. Temos despesas com o pessoal na ordem dos 43%, e notamos que ainda existe aqui, falta de algumas pessoas para colmatar algumas deficiências. Agora o que iremos fazer é ao longo dos quatro anos, dotar as rubricas dos investimentos que pretendemos fazer ao longo destes quatro anos, porque neste orçamento é impossível responder já a tudo, de qualquer maneira, não sendo um orçamento que nos satisfaz, é o orçamento possível e que, de alguma forma, começa a responder àquilo que são as nossas responsabilidades”.

Este orçamento contempla por exemplo a construção de um ginásio municipal. O autarca de Mora referiu ainda que “temos previsto a exploração da zona industrial. Um problema sério que temos são questões relacionadas com a habitação, sobretudo a freguesia de Mora, porque nas outras freguesias as coisas estão mais ou menos resolvidas. Há aqui toda uma série de áreas de intervenção municipal em que o orçamento dá resposta. Como eu disse, é um orçamento possível, mas também é um orçamento que reflete um pouco os nossos compromissos com a população”.

Compartilhe este artigo: