
O Município de Odemira lançou um novo Programa de Mentoria que visa promover o sucesso escolar e a inclusão social dos alunos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho. O programa está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de São Teotónio durante o ano letivo 2025/2026, abrangendo alunos do 2º e 3º ciclos que apresentam dificuldades na integração escolar e alunos que têm potencial para assumir o papel de mentor.
A iniciativa terá continuidade nos anos seguintes, abrangendo todos os Agrupamentos de Escolas no concelho até 2029. Serão estabelecidas parcerias entre alunos mentores e alunos mentorandos, com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal, escolar e social dos estudantes, valorizando a participação de todos na prevenção de obstáculos à inclusão e ao sucesso escolar.
Os objetivos do programa incluem promover a integração de novos alunos, prevenir o absentismo e o abandono escolar e incentivar a cooperação entre alunos migrantes e nacionais. Visa ainda melhorar o desempenho e comportamentos dentro do ambiente escolar, promovendo a participação das crianças e jovens com base em princípios de tolerância, empatia e respeito mútuo.
A mentoria entre pares oferece mútuos benefícios, promovendo a integração escolar, fortalecendo relações interpessoais, favorecendo a cooperação e melhorando a assiduidade e o comportamento dos mentorandos. Para os mentores, a experiência também é enriquecedora, permitindo o desenvolvimento de competências essenciais como liderança, responsabilidade e empatia.
O novo Programa de Mentoria reforça o compromisso do Município de Odemira com a inclusão social e o sucesso educativo, proporcionando uma abordagem integrada de apoio ao desenvolvimento dos estudantes do concelho. Esta iniciativa é financiada através do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e concorre para a mitigação de questões identificadas e priorizadas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social e do Programa OdeTE – Odemira Território Educativo.














