Skip to content

Obras de modernização da linha de Vendas Novas arranca em breve

Foi assinada ontem, dia 15 de dezembro, em Vendas Novas, a consignação da empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, do Vice-presidente da IP, Carlos Fernandes e do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira.

Com um investimento associado de cerca de 120 milhões de euros e um prazo de execução de 48 meses, a intervenção tem como principais objetivos a modernização da infraestrutura ferroviária e a ampliação das estações, permitindo o cruzamento de comboios de mercadorias com até 750 metros de comprimento. A obra visa potenciar as condições de exploração da linha e reforçar a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e europeias.

A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69 quilómetros, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde entronca com a Linha do Alentejo e é exclusivamente dedicada ao transporte de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos ferroviários de carga no sentido Norte-Sul. Ao utilizar este itinerário, os comboios evitam a passagem pela área de Lisboa, onde se verificam constrangimentos relevantes, como as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação de capacidade da Linha de Cintura e, sobretudo, da Linha do Norte.

O investimento, enquadrado no PNI 2030 e apoiado por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2030, mantém plena relevância estratégica, contribuindo para os objetivos nacionais de descarbonização, interoperabilidade e reforço da competitividade logística.

Para o Presidente da Câmara, Ricardo Videira, trata-se de uma intervenção de caráter estratégico para o país e para a qualificação da rede ferroviária de mercadorias, sublinhando, no entanto, que esta obra não terá benefícios diretos para os Vendasnovenses. Nesse sentido, o autarca aproveitou a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação para reunir com o mesmo e expor a necessidade de investimentos na estação ferroviária de Vendas Novas e na Linha do Alentejo, com a ambição de ter maior frequência e capacidade dos comboios que servem o Concelho, áreas que considera fundamentais para melhorar as condições de mobilidade dos muitos munícipes que utilizam diariamente o transporte ferroviário nas suas deslocações.

Compartilhe este artigo: