
A 24ª edição da Mostra de Doçaria, que teve lugar em Alcáçovas, de 5 a 8 de dezembro, excedeu todas as expetativas. Durante quatro dias, centenas de pessoas passaram pelo certame, um dos principais eventos de inverno da região Alentejo, para provar o que de melhor as 20 doceiras e doceiros de vários pontos do país ofereceram, a par dos chás e licores.
O certame, organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Caixa de Crédito Agrícola, da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo fez as delícias com o Bolo Conde de Alcáçovas e o Bolo Real a atraírem a atenção dos muitos visitantes, num fim de semana que serviu também para impulsionar a economia local.
Os doces foram as “estrelas” da Mostra de Doçaria que incluiu o 12º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, no qual estiveram a concurso 10 doces/bolos. Em 1º lugar com Queijinhos do Céu ficou a Confeitaria Conventus, de Évora, enquanto que Paula Maurício, de Portalegre, alcançou o 2º lugar com Rebuçados de Ovos de Portalegre. A doceira de Alcáçovas, Margarida Ilhéu, ficou em 3º lugar com o Bolo Fidalgo. O júri decidiu atribuir uma menção honrosa a Georgina Mirão com Rosáceas.
A 24ª edição do certame contou também com sessões de showcooking, promovidas pela Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo e pelo Município de Viana, com a participação de Maria João Cidrão e dos chefes João Vaz, do Restaurante o Casão, em Vila Nova da Baronia, e João Caeiro, do Restaurante Dom Joaquim, em Évora.

Mas, o certame não se fez apenas de doçaria e abarcou um programa cultural que incluiu, animação musical, cante alentejano, no ano em que se assinalam os 11 anos da sua classificação como Património Cultural e Imaterial da Humanidade com a presença dos grupos da freguesia (Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas e Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de
Alcáçovas), e espetáculos com Sandra Lopes, Teresinha Landeiro e Soul Gospel Project.
Destaque ainda para o programa Altas Horas, destinado aos jovens, no Pavilhão da Gamita, junto ao pavilhão da Mostra de Doçaria.
Para assinalar o 10º aniversário da classificação do Fabrico de Chocalhos como Património Cultural e Imaterial, com necessidade de salvaguarda urgente pela UNESCO, o mestre chocalheiro Francisco Cardoso, efetuou uma demonstração ao vivo, no stand Chocalhos Pardalinho.
Para os mais novos o espaço infantil ofereceu um conjunto de atividades onde puderam dar azo à sua criatividade e participar em diversas atividades, nomeadamente no atelier de expressão dramática “História da Doçaria”, no atelier de expressão plástica “Duende por um dia” e, ainda, no atelier de culinária “Chocalhos Doces”.
Em termos desportivos de realçar as atividades promovidas por associações locais como o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria e a “Doce Caminhada”.













