Skip to content

Arte rupestre Ibérica: Escoural e Maltravieso fortalecem laços em reunião institucional

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo acolheu, no passado dia 27 de novembro, uma importante reunião interinstitucional dedicada à discussão do futuro da Gruta do Escoural e da Gruta de Maltravieso (Cáceres, Espanha). Estes dois enclaves de arte rupestre paleolítica na Península Ibérica mantêm fortes laços científicos, reforçados pelo projeto FIRST ART.

Este projeto financiou trabalhos científicos cruciais, de registo e monitorização da Gruta do Escoural, culminando na renovação da exposição do respetivo Centro Interpretativo.

A comitiva de alto nível contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, e da Vereadora do Turismo, Paula Martins. Pelo lado do Património Cultural, estiveram presentes a Vice-Presidente do Património Cultural, I.P., Ana Catarina Sousa, a Diretora-Geral do Património Cultural da Junta da Extremadura, Adela Rueda Márquez de la Plata, e o Chefe da Secção de Arqueologia da Junta da Extremadura, Hipólito Collado Giraldo.

A reunião contou ainda com a participação de técnicos municipais das Unidades de Turismo e de Património Cultural, representantes da Divisão Teodemirvs do Património Cultural, I.P., da CCDR e do Instituto Politécnico de Tomar e do Instituto Terra e Memória. O encontro visa reforçar a colaboração transfronteiriça na gestão, investigação e valorização deste património pré-histórico de relevância europeia.

Compartilhe este artigo: