Skip to content

Serviço de Medicina Física e de Reabilitação organiza Dia Aberto para os Profissionais da ULSAC

A Equipa do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) da ULSAC realizou um Dia Aberto dedicado à apresentação das suas áreas de intervenção, realçando a importância do trabalho multiprofissional da Equipa de Reabilitação.

A iniciativa decorreu no Anfiteatro da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus e contou com a presença de cerca de 70 profissionais, entre Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala, Assistentes Técnicos e Técnicos Auxiliares de Saúde. Ao longo da manhã foram abordadas diversas temáticas relacionadas com as áreas de intervenção da Medicina Física e de Reabilitação e das áreas técnicas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala. Foram também apresentadas as principais lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) e as suas estratégias de prevenção, assim como a importância da ergonomia no trabalho. A sessão terminou com uma Classe de Movimento dirigida aos profissionais da ULSAC.

Filipa Narra Pisa, Responsável do Serviço de MFR, sublinhou que “os profissionais do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação desenvolvem um trabalho de forma transversal e articulada, em Equipa de Reabilitação, exercendo a sua atividade nos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULSAC, de forma interdisciplinar, centrada no utente. A atividade desta manhã assume especial relevância para apresentar aos Profissionais da ULSAC as várias áreas de intervenção do nosso Serviço”.

O Presidente do Conselho de Administração, Carlos Mateus Gomes, reforçou que “iniciativas como esta demonstram o empenho das equipas da ULSAC na promoção do bem-estar, na prevenção das incapacidades e na reabilitação funcional dos nossos Utentes. A ULSAC continuará a valorizar e a apoiar o trabalho das equipas multiprofissionais que diariamente contribuem para uma saúde mais integrada e humanizada, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar, fazendo sempre o melhor com os recursos que temos. Será um objetivo deste Conselho de Administração estabelecer uma articulação estreita entre os cuidados de saúde primários, os cuidados de saúde domiciliários e a tecnologia, a telemonitorização.”

Este dia 13 de novembro, coincide também com o Dia Internacional da Medicina Física e de Reabilitação. Trata-se de uma especialidade médica de caráter holístico e integrador, que atua de forma transversal e interdisciplinar com outras áreas médicas e cirúrgicas, garantindo respostas adequadas às necessidades das pessoas com limitações funcionais e incapacidades físicas e cognitivas, permanentes ou temporárias. A Reabilitação constitui um direito universal, essencial à promoção da autonomia e da qualidade de vida.

Compartilhe este artigo: