Grupo União Sport ganha por 3-1 ao Aguiar e cumpre na Taça Dinis Vital

Este domingo, 22 de outubro, realizou-se a 2.ª jornada da Fase de Grupos da Taça Dinis Vital. Em termos de equipas do concelho de Montemor-o-Novo, no Grupo A, o Cortiçadense perdeu em casa com o Monte Trigo por 0-4 e o Valenças foi ao campo do Atlético de Reguengos de onde saiu derrotado por 7-0; no Grupo B, o Grupo União Sport ganhou no Estádio 1.º de Maio ao Aguiar por 3-1; no Grupo C, o Estrela Escouralense viajou até ao S. Pedrense onde venceu por 1-4; no Grupo D, o Fazendas do Cortiço ganhou em São Pedro do Corval por 0-2, enquanto que o Foros de Vale de Figueira perdeu no terreno do Redondense por 5-0; no Grupo F, o Cabrela bateu o Tourega, fora de portas, por 1-2.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, em que o GUS recebeu o Aguiar, Fábio Neves, treinador do União, fez uma autêntica revolução no 11 inicial, em relação ao último jogo da Elite, para defrontar a equipa treinada por Vasco Peças, mantendo apenas 3 titulares, dando minutos a jogadores menos utilizados. Aos 17 minutos, depois de um valente susto, pois o Aguiar esteve muito perto de inaugurar o marcador 3 minutos antes, com Chinedu a não conseguir ser feliz, o União chega à vantagem, com Michael Preciado a fuzilar o guarda-redes do Aguiar, após passe magistral de Roberto Carlos. O Aguiar jogava muito recuado e fechado, mas sempre à espreita de uma oportunidade. O União, por sua vez, tinha maior domínio, mas também tinha dificuldades em criar oportunidades. Aos 45 minutos, Adão Lopes empurra Preciado na grande área do Aguiar, e o árbitro assinala grande penalidade contra a equipa forasteira. Na marcação, Lito remata denunciado e permite a defesa de Ricardo Pires. Ao intervalo, o União vencia por 1-0, um resultado que se ajustava.
No reatamento da partida, sem substituições em ambos os conjuntos, o GUS amplia a vantagem, num golo com nota artística, com Lito a marcar de calcanhar, após uma jogada de Erick, que foi à linha de fundo cruzar para o 2-0. O golo madrugador revelava que o União vinhapara os segundos 45 minutos com outra disposição. Aos 57 minutos, o Aguiar fez as primeiras substituições com Eddy e Lucas a renderem Carlos Martins e André Fernandes. Aos 65 minutos, Fábio Neves efetuou tripla alteração, com as saídas de Carlos Cassola, Erick e Preciado, para as entradas de António Serrano, Gonçalo Catalão e Pedro Reis. Após dupla alteração no Aguiar, que mostrava mais dificuldades na 2.ª parte, aos 74 minutos, o União esgota as substituições realizando nova tripla alteração, com Rúben Varela, Sálio Ai Ai e Wesley Oliveira a entrarem para os lugares de Lito, João Bugio e Gonçalo Ambrósio. Aos 75 minutos, o União marca o 3-0, com Sálio Ai Ai a bater para a pequena área, onde Tomás Silva concretiza o golo. Já perto do final da partida, é assinalada grande penalidade favorável para o Aguiar, que teve origem num erro defensivo alvinegro. Chinedu, foi chamado a marcar e alcança o 3-1 final, conseguindo o tento de honra para o Aguiar. Em síntese esta foi uma vitória justa do União, que cumpriu e foi naturalmente mais forte, impondo o seu poderio, apesar de realizar uma exibição menos colorida.

Resultados Finais:
Grupo A
Ccrd Cortiçadas de Lavre 0-4 Gd Monte Trigo
Atlético Sc 7-0 Valenças Sport Club

Grupo B
Grupo União Sport 3-1 Gcd Aguiar
Vera Cruz 1-6 Lusitano Arraiolense

Grupo C
Estrela Fc 6-1 Calipolense Cd Vila Viçosa
Gd S. Pedrense 1-4 Gr. Estrela Escouralense

Grupo D
CcCorval 0-2 Gcd Fazendas Cortiço
Redondense Fc 5-0 Foros Vale Figueira Fc

Grupo E
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 1-1 Sc Borbense
Sc Arcoense 2-0 Cf Estremoz

Grupo G
Lusitano de Évora Clube “B” x ScBencatelense (adiado 8 dez 15:00)
ScAlcaçovense 1-0 Gd S. Manços

Grupo F
GdrCanaviais 8-0 Fc Santana Campo
Gdc Tourega 1-2 Casa Povo Cabrela

Grupo H
Sc Viana Alentejo 7-0 GdcOriolenses
Descansa Portel